Pergunta: Wesley (Universidade Federal de Santa Catarina)
Sou estudante de Medicina do último ano: estava querendo fazer residência de Cirurgia Geral de 3 anos e depois cirurgia do trauma, pq gosto das cirurgias de urgência e emergência, porém não sei como é visto um cirurgião que não opta por aquelas outras subs. Também tenho receio pelo futuro, quando inevitavelmente bater a canseira da profissão e idade. Acha q deveria me subespecializar em alguma área q dê pra fazer cx eletivas? Tipo Cad x coloprocto?
Resposta :
A escolha da especialidade é muito importante pois significa que vc vai trabalhar nela por pelo menos mais 40 anos após sua formação.
Portanto é fundamental que vc faça uma escolha bem racional, levando em consideração 3 aspectos importantes:
1. Qualidade de vida da especialidade escolhida
- Mercado de trabalho da especialidade
- O dia a dia da especialidade – clientes e patologias do cotidiano da especialidade
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em:
- Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
- Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
- Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia, pediatria, neurocirurgia…
No nosso site, na seção carreira médica, você encontrará várias perguntas já respondidas sobre as diferentes especialidades, mas sugiro que vc faça o nosso teste vocacional e procure conhecer melhor as 5 primeiras opções apontadas no teste.
E se você já está decidido por uma área cirúrgica, minha sugestão é que vc deixe para fazer a escolha da sub especialidade cirúrgica ao final da residência de cirurgia geral, pois já vai ter tido mais contatos com as diferentes especialidades cirúrgicas e poderá fazer uma escolha mais racional, ou mesmo continuar como cirurgião geral, especialidade carente de bons profissionais; o que representa um bom mercado de trabalho.
Sucesso
Mário Novais