Mais do que uma necessidade, fazer o planejamento para o próximo ano é uma das grades vontades que batem no fim do segundo semestre. Além de ser fundamental para que a gente possa se organizar e obter melhores resultados, particularmente, este é um importante momento para projetar o futuro e saborear aquele gostinho de antecipação.
O início do ano é uma época inspiradora para estabelecer metas. Você pode fazer um planejamento incluindo todas as áreas da sua vida ao longo do ano: amorosa, financeira, social, familiar, profissional, espiritual, saúde e bem-estar.
A vantagem deste tipo de planejamento é que a integração de diferentes áreas de nossas vidas fortifica o que somos: seres humanos com diferentes necessidades que se interrelacionam para nosso desenvolvimento.
No entanto, um planejamento abrangente nem sempre dá certo para quem não é acostumado com agenda e prazos. Nestes casos, é necessária a familiarização com o controle e com a disciplina.
Por isso, seguem 7 dicas de como fazer um planejamento para o ano novo de forma eficiente para atingir metas. Confira!
1. Faça um balanço geral do ano que passou
O primeiro passo para fazer um planejamento eficiente é avaliar o que ganhamos, perdemos e aprendemos nos últimos meses – e aqui, dar o foco principal ao aprendizado.
Isso, porque aquilo que aprendemos funciona como alicerce para projetos. É percebendo quais atitudes que geraram bons resultados e quais foram negativas, que conseguimos entender o que continuar fazendo, o que parar de fazer e no que melhorar.
2. Defina suas prioridades
Faça uma pausa neste exato momento e pense no que você mais gostaria de conquistar em 2021. Agora, pense no que ficaria em segundo lugar dessa lista. Pensou? Agora, em terceiro.
Esse exercício de autorreflexão é o que definirá o seu plano para o novo ano. Elencar prioridades ajuda a definir metas e, com metas definidas, o plano nasce. Por fim, o planejamento torna as ações mais eficientes rumo ao resultado.
Ganhar mais dinheiro, organizar melhor a rotina, lançar um projeto de carreira paralelo, mudar de emprego, emagrecer, ter uma vida mais saudável, comprar uma casa, viajar… não importa quais são as prioridades da sua lista. O importante é consultar a sua mente para definir o que você mais precisa e deseja para o ano novo.
3. Separe área por área
Com as prioridades em mãos, é interessante aloca-las nas áreas às quais pertencem para que você possa ter uma visão mais clara do que o seu planejamento abrange e se está tudo bem equilibrado.
Ou seja: descreva suas prioridades profissionais, financeiras, familiares e pessoais. Assim, fica mais fácil de se organizar.
4. Trace o plano de ação
Se você pretende lançar um projeto profissional, por exemplo, coloque no papel tudo que é necessário para conseguir esse lançamento. Caso você queira mudar de área, analise cada uma das etapas que serão indispensáveis para essa mudança – como iniciar um curso profissionalizante, treinamento ou faculdade.
Se a ideia é procurar por vagas de emprego, entenda o que precisa ser feito para se recolocar profissionalmente. Você quer abrir um negócio próprio? Trace as ações necessárias para isso. Quer continuar como está, mas sempre aprimorando e melhorando? Também pode, é só definir o que manter e no que melhorar.
Em outras palavras: planeje o que fazer com mais detalhes de informação e prazos – e faça. Simples assim!
5. Considere imprevistos
A gente sabe muito bem que os imprevistos acontecem, né? E um bom planejamento também os leva em consideração. Nessa etapa, você pode agir de duas formas: preparar-se com ações e preparar-se psicologicamente.
Ou seja: você tanto pode deixar algum dinheiro guardado para dar conta de imprevistos financeiros, quanto pode preparar-se psicologicamente para lidar com aquilo que não estava previsto e aconteceu.
Não estou dizendo para desenvolvermos um pensamento pessimista ou alarmante, não. Ao contrário, devemos manter a positividade e visualizar que tudo dará certo. Mas, caso alguma coisa não saia como o esperado, é preciso entender que a vida é assim mesmo, imprevisível. E segue o baile. Compaixão consigo mesmo também é importante.
6. Apps de organização: conte com a tecnologia
Alguns aplicativos de planejamento podem ajudá-lo a traçar as metas para o próximo ano e organizar seu dia a dia. Aqui vão três apps de gerenciamento de tempo e tarefas interessantes:
Evernote
Nesse aplicativo você pode organizar sua lista de tarefas diárias, semanais e mensais em pastas de trabalho e pastas da vida pessoal. Além disso, pode fazer notas e lembretes com texto, áudio ou foto. Está disponível para smartphones com Android e iOS.
Trello
Nele, você consegue dar um foco mais detalhado na organização dos projetos profissionais que está tocando. Pode anotar as tarefas que englobam cada atividade, orçamento e prazos de entrega, por exemplo. Está disponível para celulares com Android e iOS.
MindMeister
O aplicativo serve para, literalmente, organizar as ideias. Nele você anota seus insights e o app desenvolve um diagrama em forma de mapa mental e linhas do tempo. Pode ser baixado para Android e iOS.
7. Consuma conteúdos edificantes
Tem muita coisa boa para ler e que nos ajudam a manter a organização para planejar, executar e ter sucesso.
Assim como na saúde física, a saúde mental e profissional exige que a gente se alimente bem para atingir resultado. E para isso, os conteúdos de qualidade que temos disponíveis em tantas plataformas podem ajudar.
Priorizar, traçar a ação e aproveitar recursos da tecnologia para ter mais eficiência são atitudes que ajudam a gente a realizar. (Imagem: FreePik)
Portanto, tire algumas horinhas das próximas semanas para fazer um saudável exercício de reflexão sobre seus desejos e necessidades e, a partir disso, traçar suas prioridades, metas e ações para alcança-las. Tenha ousadia, coragem e visão – aí, é só abraçar 2021 e seguir em frente!
Referências:
https://www.marciacorrea.com.br/post/70/Como+fazer+um+planejamento+eficiente+para+atingir+as+metas+de+ano+novo/
https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/12682-dicas-para-se-organizar-e-planejar-melhor-o-ano
EndeavorBrasil