Pergunta: Lucas ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul )
Sou aluno do 10º período da UFRGS e pretendo realizar residência em ortopedia. Apresento um quadro discreto de tremor essencial, mas tenho receio de que isso possa atrapalhar o meu desempenho. Devo descartar a ortopedia como especialidade? Teria alguma outra especialidade mais adequada? (não seja exclusivamente clínica)
Grato pela atenção!
Resposta :
Embora o tremor essencial já tenha novas formas de tratamento e a evolução possa ser lenta e mesmo pouco limitante, não acho que valha a pena arriscar optar por alguma especialidade que dependa de habilidades manuais como anestesista ou medicina intensiva ou mesmo emergência pois vc vai precisar, em alguns momentos, de realizar procedimentos que necessitem uma boa habilidade.
Na ortopedia vc até pode ficar apenas na parte mais clinica ou de pequenos procedimentos como imobilizações e tendo uma equipe de colegas para realizar as cirurgias de seus pacientes.
Mas se considerarmos que existem 55 opções de especialidades, com certeza vc pode se encaixar em varias outras com sucesso.
Portanto sugiro que vc opte por uma especialidade clínica.
Sugiro que vc analise a possibilidade de alguma especialidade de acesso direto como Radiologia ( uma das melhores especialidades do momento ), dermatologia, infectologia, medicina do trabalho, medicina do tráfego ou psiquiatria.
Caso não tenha interesse em nenhuma dessas, seria melhor optar pela residência em clínica médica e depois escolher alguma sub especialidade clinica ( a endócrino é uma das melhores, por exemplo ) ou mesmo partir para a medicina intensiva ou emergência ( conforme estiver seu tratamento para o tremor essencial ).
Sucesso
Mario Novais