Pergunta : Marcelo ( Universidade Federal de Pelotas )
Trabalho na saúde da família desde que me formei na qual sou funcionário público concursado. Gostaria de saber a opinião do Sr a respeito de se fazer uma residência médica de ortopedia aos 40 anos. E qual outras opções ou caminhos a percorrer para quem quer estudar mais mas não quer abrir mão do que foi conquistado. Obrigado
Resposta :
Em algumas situações, dar um passo atrás para buscar a satisfação pessoal e profissional vale muito a pena.
Conforme a especialidade escolhida, vc terá um tempo de atividade profissional maior ou menor.
Por exemplo, se escolher uma especialidade clínica, poderá estar clinicando bem depois dos 70 anos de idade.
Se optar por uma especialidade cirúrgica, além de levar mais tempo na formação e na solidificação dentro do mercado de trabalho, dificilmente estará operando a todo vapor depois dos 70 anos . Além disso muitos clientes não gostariam de serem operados por um cirurgião de mais idade.
Uma das maneiras de encurtar o tempo de formação profissional seria optar por uma especialidade de acesso direto( no seu caso realmente poderia ser a ortopedia )
E querendo ter algum tipo de procedimento cirúrgico durante o exercício profissional, talvez pudesse pensar também em oftalmologia, gineco-obstetrícia, dermatologia e mesmo otorrino. Essas são especialidades de acesso direto, que incluem cirurgias, porém depois de uma certa idade poderia continuar fazendo apenas a parte clínica da especialidade.
De qualquer modo terminando uma nova residência aos 43 anos você ainda vai ter tranquilamente pelo menos mais 30 anos de atividade laboral.
Sucesso
mario novais