Pergunta : Pedro (UNICESUMAR) |
Neurologia ou Pediatria (para fazer neuropediatra) |
Resposta :
As sub especialidades em qualquer área somente deve ser pensada durante a residência na área geral, no caso residência de pediatria, pois durante essa residência geral você terá mais contato com os diferentes tipos de pacientes e de patologias e poderá fazer uma escolha mais racional.
Embora neurologia pediátrica e genética tenham muita coisa em comum, são áreas diferentes e o dia a dia e as patologias também irão variar. Não dá para fazer as duas especialidades ao mesmo tempo pois além de não conseguir se atualizar nas duas, vai perder o foco da sua atuação.
A genética clínica e a genética laboratorial exigem formações independentes, o que não impede que você se aprimore nas duas.
Na genética você vai se ater mais ao diagnostico das patologias e ao aconselhamento genético familiar, não sendo responsável pelo tratamento clinico das patologias desses pacientes.
Mais algumas informações sobre as sub especialidades pediátricas :
As sub especialidades da pediatria também não são muito boas como escolha, uma vez que o número de crianças que necessita destes especialistas não é muito grande, já que a maioria das doenças infantis são de manuseio do próprio pediatra.
Alergia e Homeopatia são relativamente exceções porque a freqüência de patologias destas sub especialidades é grande e a clientela aumenta com facilidade.
A homeopatia leva vantagem porque independe de convênios e portanto permite um rendimento maior por conta de clientela particular.
A Alergia permite a realização de testes e vacinas no consultório, agregando valor à consulta.
Mas tanto a alergia quanto a homeopatia e mesmo a própria pediatria em geral não permitem uma boa qualidade de vida para o especialista e isso deve sempre ser levado em consideração na escolha da especialidade.
A Gastroenterologia pediátrica permite alguns procedimentos como biópsias, testes de sobrecarga e Phmetria, mas não são muito freqüentes. A maior parte das patologias desta especialidade é resolvida pelos próprios pediatras.
A Hematologia, a Genética, a Endocrinologia, a cardiologia e a Oncologia pediátrica estão carentes de profissionais no mercado, mas também são especialidades tristes e exigem uma estrutura emocional forte desses especialistas.
Além disso, muitos cardiologistas, neurologistas e endocrinologistas atendem também crianças, o que torna o mercado ainda mais restrito.
De qualquer modo, se vc já se definiu pela pediatria, sugiro que só pense numa sub especialidade durante a residência de pediatria geral.
Mas se você realmente pensa em fazer neurologia pediátrica, o melhor caminho seria pela residência em Neurologia, o que vai te propiciar uma base técnica-científica melhor em neurologia. Depois da residência em neurologia serão mais dois anos de residência de neurologia pediátrica.
O mercado da Neurologia geral vem aumentando com o aumento da expectativa de vida da população e o mercado da Neurologia pediátrica também vem aumentando recentemente com os casos de microcefalia e com a proliferação das utis neonatais, responsáveis por salvar muitas crianças prematuras, mas também facilitando o aparecimento de sequelas neurológicas nessas crianças.
Sucesso
Mário Novais