Pergunta: Saulo (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina)
Olá, sou acadêmico da 12 fase e estou em duvida quanto a especialidade que irei seguir. Tenho interesse na área de radiologia, gostaria de saber mais sobre como funciona os laudos a distância, são menos remunerados comparados aos laudos presenciais? Existe um período no qual eu devo laudar, ou posso fazer o laudo ou não quando eu quiser?
Resposta:
A telemedicina vem abrindo possibilidades para se levar conhecimentos para um País continental como o Brasil e ao mesmo tempo ampliando possibilidades de mercado para o médico.
A radiologia já vem utilizando essa tecnologia e através de uma empresa habilitada tecnologicamente (existem necessidades especiais de equipamentos e banda larga) o médico pode dar o laudo a distância.
Essas empresas normalmente dispõem de radiologistas de plantão ou alcançáveis a qualquer momento para os casos de emergências (tipo tomografia para serviços de emergências clinicas).
Então existem os laudos de emergência, porem a maioria dos laudos serão eletivos e aí o radiologista pode fornecer esses laudos posteriormente.
Essas empresas são contratadas pelos hospitais para fornecerem laudos aos hospitais e cobram por exemplo dos hospitais, R$ 7 a 10,00 por laudo de R-X e R$ 50 a 60,00 por laudo de tomografia. As empresas então repassam para o radiologista cerca de 50 % desse valor.
Os radiologistas podem ainda trabalhar sem essas empresa intermediárias, cobrando direto dos hospitais, conforme um contrato firmado entre as partes.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Janeiro 20, 2025
Janeiro 20, 2025
Janeiro 20, 2025