Considerações gerais
As lesões estão frequentemente em áreas expostas do corpo, como face e braços. Uma história de exposição a um animal de estimação infectado (que pode ter erupções escamosas ou manchas de alopecia) pode ocasionalmente ser obtida, geralmente indicando infecção por Microsporum. Trichophyton rubrum é o patógeno mais comum, geralmente representando extensão no tronco ou nas extremidades da tinea cruris, pedis ou manuum.
Achados clínicos
A. Sintomas e sinais: a coceira pode estar presente. Nas lesões clássicas, os anéis de eritema têm uma borda escamosa avançada e uma clareira central.
B. Laboratório: O diagnóstico deve ser confirmado por preparação ou cultura de KOH.
Diagnósticos diferenciais
Estudos fúngicos positivos distinguem a tinea corporis de outras lesões de pele com configuração anular, como as lesões anulares da psoríase, lúpus eritematoso, sífilis, granuloma anular e pitiríase rósea. A psoríase apresenta lesões típicas nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e unhas. A sífilis secundária é frequentemente manifestada por lesões palmares plantares e membranas mucosas. Tinea corporis raramente tem o grande número de lesões simétricas vistas na pitiríase rósea. O granuloma anular carece de escala.
Tratamento
A. Medidas Locais Tinea corporis responde à maioria dos antifúngicos tópicos, incluindo terbinafina, butenafina, econazol, miconazol e clotrimazol. Terbinafina e butenafina requerem cursos mais curtos e levam à resposta mais rápida. O tratamento deve ser continuado por 1 a 2 semanas após a limpeza clínica. O dipropionato de betametasona com clotrimazol (Lotrisona) não é recomendado. O uso inadequado a longo prazo pode resultar em efeitos colaterais do componente corticosteróide de alta potência, especialmente nas dobras corporais.
B. Medidas Sistêmicas O itraconazol, administrado por via oral numa única semana, com uma dosagem de 200 mg, é eficaz na tinea corporis. Terbinafina, 250 mg por via oral por dia durante 1 mês, é uma alternativa.
Fonte:
Papadakis, M; Mcphee, S; Current Medical Diagnosis & Treatment 58 ed. New York: Lange, 2019
Relacionados
Março 13, 2024
Março 22, 2023