Pergunta : Leonardo ( Unisinos – RS) |
Olá Dr. Tenho 43 anos e já tenho formação superior. Decidi ano passado fazer novo vestibular e fazer medicina. Se tudo der certo vou me formar ao 49 anos e poderei fazer uma residência de acesso direto até os 52 ou 53 anos. Creio que terei 20 anos para trabalhar como médico e espero fazer alguma diferença na vida de meus pacientes. Que especialidades acha que uma pessoa com o meu perfil pode ter maior exito. Pensei em 3 opções (sujeito a mudar com a experiência cotidiana do curso), Psiquiatria, anestesiologia ou geriatria. Atenciosamente, Leonardo Resposta : Parabéns pela iniciativa. Nunca é tarde para se correr atrás dos nossos sonhos e somos testemunhas de várias situações semelhantes à sua e todos estão felizes, independente da idade. Formando aos 49 anos e entrando para residência logo depois (a residência médica é fundamental na formação do profissional e não deve abrir mão dela). |
Estará entrando no mercado de trabalho com mais ou menos 52 anos, assim ainda terá um grande período para exercer essa profissão.
A escolha da especialidade somente deve ser feita lá pelo décimo período, quando vc conhecerá melhor as diferentes especialidades e poderá fazer uma escolha mais racional. Mesmo pensando em “ganhar tempo”, é importante que essa escolha seja adequada pois o tempo de atividade laboral precisa ser agradável para vc.
Evidente que uma especialidade de acesso direto será mais útil e se for uma especialidade de mais fácil incursão no mercado, será melhor ainda.
Sugestões :
Anestesiologia ( começa a ser bem remunerado mais rapidamente do que a maioria das especialidades )
Pediatria ( vai poder trabalhar até pelos menos 80 anos de idade )
Dermatologia, Radiologia, PSF, Neurologia
Geriatria não será interessante pois tem pré requisito de 2 anos de clínica médica.
Sucesso
Mário Novais