Pergunta : Nathaly ( Faculdade de Medicina de Petrópolis ) |
Boa tarde, doutor. Sou estudante de medicina, tenho interesse em áreas ligadas ao emagrecimento e doenças da obesidade. Além disso, queria muito uma especialidade que possa abranger clinica e cirurgia. O cirurgião bariátrico realiza o acompanhamento clínico do paciente ou é preciso uma especialização específica para isso ? E o senhor acha a cirurgia bariátrica uma especialidade que tem segurança financeira? Agradeço o senhor ajudar os estudantes de medicina com este site rico em informações Resposta : Muitas vezes o estudante de Medicina quer trabalhar em mais de uma especialidade, o que não é uma boa opção por ser difícil acompanhar o desenvolvimento técnico e científico de mais de uma especialidade. Se o interesse é lidar com pacientes com obesidade (atualmente essa patologia já é considerada uma “epidemia”, o que é bom do ponto de vista mercado de trabalho para o médico) então o caminho melhor na formação profissional será a residência de clinica médica e depois a residência de endocrinologia. |
A atuação do cirurgião bariátrico se limita mais a um acompanhamento preparatório para a cirurgia e a cirurgia em si. O acompanhamento clínico posterior é feito pelo endocrinologista.
O futuro da cirurgia bariátrica é meio incerto pois as técnicas estão sendo aperfeiçoadas e mesmo modificadas com frequência, tendendo a procedimentos menos invasivos e á área passa a ser disputada não somente pelos cirurgiões bariátricos, mas também, pelos endocrinologistas, pelos endoscopistas e por cirurgiões gerais.
Sucesso
Mário Novais