Pergunta : Guilherme ( Universidade de Ribeirão Preto )
Não é incomum o aluno de medicina ficar em dúvida no momento de escolher a especialidade pelo fato de gostar de mais de uma especialidade. |
|
O objetivo é tentar correlacionar características inerentes às especialidades com características da personalidade do aluno e o teste vocacional de nosso site tenta fazer essa correlação.
Essa escolha deve ser a mais racional possível, pois depois da residência médica, vc ainda vai trabalhar pelo menos mais 30 a 40 anos nessa atividade e precisa se sentir feliz e confortável com seu dia a dia.
Alguns pontos são importantes na hora de se fazer essa escolha :
Qual a qualidade de vida que essa especialidade vai me permitir ? Essa qualidade está de acordo com meus planos de vida ?
Que remuneração essa especialidade vai me permitir ? Essa remuneração combina com minhas ambições financeiras ?
Como vai ser meu dia a dia de acordo com a especialidade que escolher ? Vou me sentir confortável com esse cotidiano ?
A chave do sucesso na escolha racional da especialidade é , sem dúvida, o melhor conhecimento de cada especialidade; principalmente em relação aos 3 itens citados.
A hematologia/hemoterapia exige como pré-requisito a residência em clinica médica. Assim são 2 anos de clinica médica e mais dois anos de hematologia.
Durante a residência de clínica médica vc vai ter oportunidade de lidar com alguns pacientes hematológicos e ver se realmente se identifica com essa especialidade, já que a hematologia é considerada uma especialidade triste pelo tipo de patologias com as quais lida, o que exige do profissional uma estrutura pessoal forte para lidar com esses pacientes.
Uma vez concluída a residência médica em clinica medica, o ingresso na residência de hematologia não é muito difícil porque a procura não é grande. A relação candidato vaga é praticamente 1:1 .
A qualidade de vida do hematologista não é das melhores, mas a remuneração é boa e depende em que área o profissional vai atuar, como hematologia clinica, hemoterapia, transplante de medula ou transplantes em geral.
Existe carência de bons hematologistas na maioria das cidades, portanto o mercado de trabalho é bom e não existe dificuldade de fazer uma grande carreira. Dependendo de que área da hematologia vc escolher, sua carreira vai se direcionar mais para os serviços públicos, tipo transplante de medula ou vai se direcionar mais para a medicina privada, como consultor de hematologia de vários hospitais ou mesmo contratado por algum serviço de hemoterapia.
Os melhores locais para se ter uma boa formação em hematologia são os serviços universitários de São Paulo e do Rio de Janeiro
No momento de escolher a especialidade, em primeira instância, você deve se preocupar apenas com 3 opções : ou escolher uma especialidade de acesso direto (oftalmo, dermato, otorrino…) ou uma especialidade cirúrgica (não importa qual, já que a cirurgia geral é pré-requisito para as outras) ou ainda uma especialidade clinica (também não importa qual, já que a clinica médica é pré-requisito para as outras ).
Se vc optar pela cirurgia, quando estiver fazendo os dois anos obrigatórios de cirurgia geral, vai poder entrar em contato com as várias opções de sub especialidades cirúrgicas e consequentemente fazer uma escolha mais adequada.
A cirurgia vascular é ótima especialidade, a clientela cresce rapidamente, principalmente pelas insuficiências vasculares periféricas (varizes), que são muito freqüentes na população.
A especialidade permite procedimentos pequenos e médios , que agregam valor no preço das consultas e a qualidade de vida do profissional é boa porque a maioria das cirurgias são eletivas.
A competição dos hemodinamicistas ou cardiologistas intervencionistas é mais com a cirurgia cardiovascular e não com a cirurgia vascular.
Não acreditamos que as atribuições do cirurgião vascular possam diminuir ao longo do tempo.
No Rio de Janeiro são aproximadamente 7 vagas para residência em cirurgia cardiovascular e 29 vagas para cirurgia vascular.
A especialização em cirurgia cardiovascular é demorada pelo numero total de anos na residência e o melhor centro de formação nessa especialidade é São Paulo, onde existem vários serviços de primeira qualidade. O mercado de trabalho é ainda carente em todo o pais, mas o tempo de consolidação do profissional no mercado é lento.
Embora seja uma especialidade de alto grau de estresse, esses especialistas podem planejar bem o seu dia a dia porque a maioria das cirurgias são eletivas.
Com o progresso de técnicas menos invasivas, a cirurgia cardiovascular deve desenvolver mais na área de patologias congênitas.
Em ambas as especialidades você vai poder ter atividades de consultório, mas na vascular isso será bem mais intenso.
Sucesso
Mário Novais