Pergunta : Cesinha ( Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul ) |
Boa noite, obrigado pela ajuda que o site presta, li várias questões e respostas de especialidades que dão mais qualidade de vida. Mas e quando um aluno gostaria de ser um especialista, como um cirurgião plástico ou dermato por exemplo, mas não tem aptidão para a área? dá para se adaptar ou seria mais sensato procurar uma especialidade que se encaixe em suas próprias características e virtudes, mesmo que isso signifique partir para uma especialidade mais sacrificante, como anestesia ou GO, por exemplo? Qual a melhor escolha para ser um profissional bem sucedido e feliz com o dia a dia? Acredito que está questão será importante para a leitura de outros alunos que visitarem o site. Obrigado pelo espaço e oportunidade |
Resposta :
A chave do sucesso na escolha da especialidade é tentar “casar” características do dia a dia da especialidade com características do aluno de Medicina.
De um modo geral o médico recém formado vai trabalhar na especialidade escolhida por mais cerca de 40 anos e assim é importante que ele se sinta bem com a especialidade que escolheu.
O ideal é que durante o curso médico, o aluno procure conhecer o máximo possível das características do cotidiano das diferentes especialidades ( são 54 especialidades ) para ver qual a especialidade que mais combina com ele.
O teste vocacional de nosso site procura exatamente cruzar características das especialidades com características do aluno, através das perguntas ali encontradas.
Na maioria das especialidades o médico, durante a residência médica vai adquirindo habilidades próprias para aquela especialidade e a medida que vai se sentindo habilitado na especialidade, seu gosto pela escolha vai aumentando.
Porém para algumas especialidades é mais difícil que isso aconteça como é o caso da cirurgia plástica, onde o profissional precisa ser “artista” para ser um cirurgião plástico de alto nível.
Na neurocirurgia também isso acontece, pois para ser um grande neurocirurgião, precisa ter uma habilidade manual muito acima do habitual, o que nem sempre se consegue apenas com o treinamento.
Concluindo : procure conhecer a si mesma e procure conhecer mais a respeito do dia a dia de cada especialidade ( principalmente aquelas primeiras apontadas no teste vocacional do site) e aí vai ter condições de fazer uma boa escolha.
Na seção carreira médica do site vc encontra uma relação de vantagens e desvantagens de várias especialidades.
Sucesso
Mário Novais