Pergunta: Joana Guedes (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Ola Dr Mário, gostaria de saber sobre graduação sanduíche, se vale a pena fazer, em específico na Espanha, pois lá não é tão falado quanto EUA ou Canadá, mas parece ter boas oportunidades, o que o senhor poderia me dizer?
Resposta :
A Graduação Sanduiche faz parte do projeto Ciência sem Fronteiras.
O Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2011 com a meta de conceder 101 mil bolsas até 2014. Para se inscrever é preciso apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter cumprido no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo do curso de graduação.
A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno por até 12 meses para a realização de estudos em tempo integral. Os estudantes também terão auxílio-instalação, seguro-saúde, auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio-material didático.
Ao todo são 20 países de destino: Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão, Áustria.
A experiência de morar fora do país por uma ano e poder participar do ensino em uma universidade diferente da sua, será altamente enriquecedora e com certeza vai ser a maior experiência da sua vida; não apenas cientificamente , mas também culturalmente, além de aumentar muito seu ciclo de relacionamentos e contato com novas culturas.
Do ponto de vista cientifico e dependendo do seu interesse futuro em alguma especialidade, a escolha poderá recair em países diferentes.
Considerando alta tecnologia, EUA, Alemanha e Canadá poderiam representar as melhores escolhas.
Considerando cultura e áreas sociais, a França, o Reino Unido e a Coréia do Sul seriam ótimas escolhas.
Se valorizar diversidade cultural em país desenvolvido, a Austrália, Suécia, Noruega e Japão podem ser uma boa escolha.
A Espanha atualmente está em grave crise econômica e mesmo social e acho que não deveria ser a melhor escolha, embora seja um dos países mais desenvolvidos na área de oftalmologia.
De qualquer modo, para qualquer país onde vc for, será uma excelente experiência. Não perca essa oportunidade.
Sucesso
Mário Novais