Pergunta: Andre Gehler (Universidade Federal de Pelotas)
Olá, estou no segundo ano de medicina da minha universidade e gostaria de saber que atividades seriam sugeridas, extracurriculares, que eu poderia fazer e seria benefício para mim no momento. Obrigado
Resposta :
Durante a faculdade, considerando que a grade curricular já beneficia as diferentes áreas da medicina, o aluno não deve desviar muito sua atenção do currículo e deve investir em fazer bem as cadeiras da faculdade.
Estágios extracurriculares logo no inicio da faculdade, de um modo geral são feitos em serviços sem muita orientação e os acadêmicos ficam “largados”, com chance de realizarem procedimentos errados e prejudicarem não apenas os pacientes, mas também sua própria consciência.
As monitorias das faculdades são interessantes e valem pontos nas análises curriculares posteriores, assim como algumas cadeiras eletivas que a maioria das faculdades de medicina oferece.
Por volta ou após o quinto ano médico, se a faculdade não proporcionar isso, é fundamental que o acadêmico passe pelo menos 6 meses num serviço de emergência, tipo pronto atendimento e 6 meses numa UTI.
Esses 2 estágios são fundamentais na formação de qualquer profissional médico, independente da especialidade que vá seguir.
Sucesso
Mário Novais