COMO AVALIAR NOVOS NEGÓCIOS
Durante o exercício da profissão médica, você será muitas vezes convidado a participar de novos negócios. Principalmente no inicio de carreira, são muitas as oportunidades de criarmos serviços e participar de novas sociedades.
Isto é um fato muito positivo, porém é fundamental que o jovem médico tenha capacidade para fazer uma avaliação criteriosa destas oportunidades.
Evidentemente antes de analisar qualquer negócio, você precisa fazer uma avaliação do perfil e da personalidade do proponente. Não entre em sociedades com pessoas de carater duvidoso ou mesmo de personalidade muito oposta a sua, somente porque o negócio é bom. Você poderá ter muitos problemas no futuro.
A primeira avaliação desta oportunidade oferecida deve ser feita levando-se em consideração alguns aspectos de Marketing :
- Este negócio me propiciará prazer pessoal e profissional ?
- A idéia é boa ? trás alguma novidade no mercado ?
- Parece atender algum nicho de mercado
- Existe produto semelhante no mercado ?
- O serviço semelhante que existe está indo bem ?
- Como é o mercado atual deste novo negócio ?
- Quais devem ser as tendências deste mercado ?
- Quais são as oportunidades para este novo tipo de serviço?
- Quais são os riscos ?
Independente da análise financeira que será feita a seguir, é muito importante que você, neste momento, reflita sobre a oportunidade que lhe aparece e verifique se esta atividade será prazerosa para você, porque este é um aspecto que sempre deve ser analisado no início de um empreendimento empresarial.
Do ponto de vista de marketing é fundamental verificar a possibilidade que este produto seja inovador ou que possa aplicar-se a um segmento de mercado ainda não explorado, o que denominamos de nicho. Neste caso a chance de sucesso é maior.
Talvez você ainda esteja confuso e sentindo-se sem condições de definir se o investimento é interessante . Para aprofundar sua análise, responda a algumas outras
perguntas com o objetivo de avaliar aspectos operacionais e financeiros :
- Terei disponibilidade para dedicar-me a esta nova empreitada ?
- O negócio esta dentro da minha especialidade?
- Estarei apto a desempenhar a parte técnica da qual assumirei a responsabilidade ?
- Não estando apto, poderei aprimorar-me tecnicamente para isso ?
- Quais são as barreiras de entrada para mim ?
- Quais serão as barreiras de saída ?
- Que recursos financeiros preciso para entrar neste negócio ?
- Qual a capacidade de faturamento desta sociedade ?
- Qual o ponto de equilíbrio do ponto de vista financeiro ?
- Que margem de lucro posso ter nesta atividade ?
- Quanto tempo levarei para recuperar o dinheiro empregado ?
- O lucro mensal que terei nesta sociedade irá me satisfazer agora ?
- Este lucro mensal continuará me satisfazendo daqui a vários anos ?
Não fique assustado com tantas perguntas, mas o momento certo de se fazer todos os questionamentos possíveis, é exatamente antes de iniciar a nova atividade.
Por melhor que possa parecer o empreendimento, se você não tiver disponibilidade para dedicar-se a ele, questione a validade de ir em frente. Dificilmente consegue-se sucesso, sem dedicação.
A análise das barreiras existentes para você entrar num empreendimento, tais como recursos financeiros, dedicação, necessidade de instalações especiais, perda de oportunidades alternativas, mudanças de objetivos de vida e força da concorrência, deve assumir papel importante na sua decisão.
A mesma importância deve ser dada à avaliação das barreiras de saída, ou seja, que dificuldades você enfrentará se em alguma ocasião resolver desistir do negócio. As principais barreiras deste tipo são : dificuldade de desfazer a sociedade, de vender os equipamentos, de rescindir o contrato de aluguel do imóvel, perda de prestígio junto à clientela, frustrações pessoais e profissionais e desgaste dentro da especialidade.
A análise financeira deve ser a mais minuciosa possível. Qual a quantia que necessito para entrar nesta empreitada ? Disponho dela ? tenho condição de consegui-la com algum familiar ou mesmo contrair um empréstimo bancário ? conseguirei absorver os juros deste empréstimo ?
Não esqueça que você precisará mais dinheiro do que imagina, já que sempre aparecem despesas extras e além disso você precisará ter algum capital de giro para garantir o funcionamento do negócio até que seja atingido o ponto de equilíbrio.
Conseguindo alguns dados no mercado, tal como preço de produto semelhante já existente, você poderá com facilidade calcular a sua capacidade máxima de faturamento, assim como também o seu ponto de equilíbrio.
É fundamental que sua análise seja bastante racional. Não aceite uma proposta qualquer, simplesmente porque foi o seu melhor amigo que a fez. Mais tarde certamente se arrependerá.
Se toda a avaliação for favorável, então aceite a sociedade e iniciem o planejamento final dela.
Obs. Texto extraído do livro “Como Ter Sucesso na Profissão Médica “, autor Dr. Mário Novais, Editora Atheneu