;A revista The Lancet Global Health publicou um artigo – Does immunity after Zika vírus infection cross-protect against dengue? – em fevereiro lançando a hipótese de que a infecção do vírus zika, transmitido principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, pode gerar imunoproteção contra o vírus da dengue. Pesquisas realizadas com pacientes infectados pelos vírus zika, dengue e chikungunya compuseram o estudo, que ocorreu em Salvador, no estado da Bahia.
Os participantes foram submetidos durante 4 anos – 2009 e 2013 – a testes para o vírus da dengue e depois de 2014, com a chegada dos vírus da zika e da chikungunya no Brasil, passaram a ser testados também para esses outros vírus.
Nesse contexto, os pesquisadores concluíram que há a possibilidade de haver uma imunoproteção contra a dengue em pacientes que foram infectados pelo vírus zika. Caso essa hipótese seja confirmada, ela poderá contribuir com as diretrizes dos estudos sobre a imunopatogênese da dengue e da zika, bem como no desenvolvimento de vacinas contra esses vírus.
Fonte: Site da Fiocruz