Pergunta : Matheus ( Universidade do Planalto Catarinense )
Bom dia.
Estou terminando a faculdade no momento e continuo com muita dúvida entre duas especialidades: Otorrino x Neurologia. As duas aparecem no topo do meu teste vocacional e gosto muito das duas. Otorrino tem muitos procedimentos e sempre ouço falar que tem uma boa remuneração. Contudo, a Neurologia me parece ser menos dependente de convênio e ter possibilidade maior de trabalhar em hospitais, além de ter um raciocínio clínico bem maior que na otorrino, o que me atrai mais. Minha dúvida é em qual das duas eu tenho chance de ter um salário / estabelecimento no mercado maior / mais rapidamente tendo em vista cidades de médio porte no Sul do país (o dia-a-dia e tipo de pacientes de ambas, embora bem diferentes, me agradam).
Resposta :
São duas boas especialidades, porém com dia a dia bem diferentes.
A otorrino é uma especialidade com bastante procedimentos e mesmo cirurgias, enquanto a neurologia é eminentemente clínica, embora o neurologista possa se aperfeiçoar em procedimentos invasivos como punção lombar, cateterismos para acidentes vasculares…
A longo prazo o otorrino tende a ter melhor remuneração se enveredar pelos exames complementares na sua clínica. Vai precisar de ajuda financeira para se estabelecer com todos os equipamentos.
O neurologista, principalmente pelo envelhecimento da população vai ter uma clientela maior mais rapidamente e poderá até não depender de convênios.
A otorrino apresenta maior resolutividade dos problemas dos pacientes e é uma especialidade menos triste que a neurologia, que lida com algumas doenças degenerativas de ruim evolução.
A vida útil profissional do otorrino ( principalmente pela parte cirúrgica ) é menor do que a do neurologista, que poderá estar clinicando mesmo quando já estiver mais idoso.
Realmente a neurologia exige um raciocínio clínico maior, porém como em todas as especialidades, depois de algum tempo, tudo fica mais monótono porque os diagnósticos se repetem.
A penetração no mercado ( em cada uma dessas especialidades ) vai depender muito da cidade onde se está, do circulo de relacionamentos que tiver, da concorrência local, do tamanho da cidade, do seu currículo, do marketing que fizer e acima de tudo dos seus resultados terapêuticos.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024