Pergunta : Marcos (Unioeste – Cascável )
Boa tarde.
Gostaria de parabenizar a equipe pelo site e dizer que está sendo muito esclarecedor para minhas escolhas.
Eu estou no 5° ano e estou em dúvida entre Ortopedia e Cirurgia geral. Gostaria de saber como está o mercado para essas duas especialidades e também sobre a remuneração de ambas.
Resposta :
A escolha da especialidade deve ser a mais racional possivel, sendo de grande importância, já que implica em cerca de 40 anos de atividade profissional.
Devemos,acima de tudo, levar em consideração 3 aspectos :
1.a qualidade de vida que a especialidade proporciona.
2.a remuneração que esta especialidade permite.
3.O prazer e conforto de lidar com o tipo de paciente dessa especialidade.
Numa fase inicial, a escolha precisa apenas recair em :
1.Uma especialidade cirúrgica – aí vai ter que passar primeiro na cirurgia geral.
2.Uma especialidade clínica – aí vai precisar, primeiramente, passar pela residência de clínica médica.
3.Uma especialidade de acesso direto- aí precisa conhecer bem essas possibilidades, ou seja quais são as características de : otorrino, oftalmo, ortopedia, radiologia, dermatologia, pediatria, neurocirurgia…
Embora não tenhamos o papel de apontar especificamente uma especialidade, mas sim fornecer subsídios para uma escolha racional; no seu caso a ortopedia parece ser a melhor opção .
A ortopedia é uma das melhores especialidades do momento: população envelhecendo ( o que aumenta o número de possíveis clientes ), população preocupada em aumentar atividades físicas ( boom das academias de ginástica com consequente maior frequência de lesões de esforço repetitivo ), grande frequência de pequenos procedimentos a nível ambulatorial assim como cirurgias pequenas, médias e grandes ( o que agrega valor ao preço da consulta ), indústria de órteses e próteses forte facilitando o trabalho do ortopedista e impulsionando a especialidade além de aumentar os ganhos financeiros, possibilidade de expandir os serviços com utilização da Medicina Desportiva ( Copa do Mundo e Olimpíada estimularam isso ) e da fisioterapia ( Pilates e RPG estão em franco crescimento ), incremento no País das atividades industriais e comerciais que levam a maiores vícios de postura ( as chamadas dores de coluna, que vão acabar no consultório do ortopedista ). Tudo isso faz com que a especialidade seja uma das mais bem remuneradas, perdendo um pouco apenas na qualidade de vida, o que pode ser minimizado se o médico conseguir se organizar bem e administrar adequadamente o tempo.
A Cirurgia Geral não é uma especialidade muito valorizada no Brasil, até porque a maioria dos médicos termina por se sub especializar depois da residência em cirurgia geral. O tempo de formação acaba sendo maior e a vida útil do profissional é menor ( a medida que ele vai envelhecendo, a clientela vai preferindo médicos mais jovens ), a remuneração do cirurgião geral é ruim porque a tabela dos convênios é muito baixa e a qualidade de vida é pior do que a do ortopedista.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024