Pergunta : Enrico ( Universidade de Belo Horsizonte )
Tudo bem, Dr. Mário? Agradeço pelas respostas valiosas nas decisões de muitos acadêmicos.
Considerando a possível invasão os optometristas, o senhor acredita que a oftalmologia ficará como daqui a alguns anos? Além disso, qual destas provavelmente têm melhores perspectivas: a oftalmologia ou a otorrinolaringologia?
Resposta :
Um receio dos oftalmologistas em relação à especialidade é a possível concorrência dos optometristas.
A optometria é uma profissão de nível superior aceita em mais de 100 países.
Até o momento as entidades de classe ( conselhos de medicina e sociedades de oftalmologia ) tem conseguido bloquear a legalização dessa atividade no Brasil, mas, com a justificativa de sermos um país continental com dificuldade de oftalmologistas em muitas cidades, é grande o lobby para se regulamentar essa atividade. Se isso acontecer, realmente a oftalmologia vai ficar prejudicada e será necessária alguma campanha forte por parte das entidades de oftalmologistas para que os clientes procurem os oftalmos e não os optometristas.
Esses profissionais vão ter seu mercado de trabalho principalmente em óticas ou mesmo em clínicas de oftalmologia.
O maior risco para a população será o fato de doenças oftálmicas passarem desapercebidas por esses profissionais que vão focar sua atividade na prescrição de óculos ( isso é o que deve ser ressaltado nas campanhas das sociedades médicas ).
Se a profissão for regulamentada, a classe de oftalmo que será prejudicada será aquela que lida com clínicas oftalmológicas populares, que atendem pacientes sem plano de saúde.
Os pacientes portadores de planos de saúde, irão preferir ser atendidos por médicos do que por tecnólogos, desde que as sociedades de oftalmologia estejam frequentemente esclarecendo a população sobre a diferença entre os dois tipos de profissionais.
Desse modo, o mercado de trabalho para os oftalmologistas não sairá prejudicado.
O lado bom é que muitas clínicas de oftalmologia poderão contratar optometristas, aumentando sua capacidade de atendimento.
Na oftalmo, que é uma das melhores especialidades do momento e permite ótima qualidade de vida e ótima remuneração, vc vai lidar mais com pacientes clínicos, vai ter cirurgias relativamente simples ( alguns oftalmologistas não gostam de operar e encaminham os pacientes cirúrgicos para outros colegas ) e o melhor rendimento virá dos exames complementares.
Os vários exames característicos da oftalmo são de fácil aprendizado e exigem aparelhos que vc irá adquirindo aos poucos, alguns seminovos e outros financiados.
Na oftalmo vc vai lidar diariamente com prescrições de óculos, de lentes de contato, conjuntivites, olho seco, glaucomas, blefarites e pterígios.
Algumas lesões de córnea, cataratas e mais raramente descolamentos de retina.
Como oftalmologista vc ainda pode ( mas não obrigatoriamente ) se sub especializar em segmento anterior, glaucoma, retina, estrabismo ou cirurgias refrativas..
Concluindo; a oftalmo é excelente escolha e com certeza vc não vai se arrepender dessa opção.
Principalmente pelo envelhecimento da população oftalmo e otorrino continuarão sendo ótimas especialidades.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024