Pergunta : Caio ( Universidade Federal da Bahia )
Bom dia. Penso em fazer residência em clínica médica e depois disso medicina intensiva. A minha dúvida é em relação aos programas dessas duas residência no Rio de Janeiro e em Santa Catarina
Quais são os melhores serviços? Devo fazer necessariamente nós hospitais universitários, ou existem outras instituições tão boas quanto, como acontece aqui em Salvador? O que o senhor pensa sobre fazer residência em hospitais particulares, como a rede d’or no Rio de Janeiro?
Agradeço desde já pela atenção.
Resposta :
A residência médica é fundamental na formação do profissional e por isso deve-se tentar faze-la da melhor maneira possível e no melhor local disponível. Basicamente é um “treinamento em serviço” e complementa o curso médico, que ainda é muito mais teórico do que prático.
Os requisitos para uma boa residência são :
- grande movimento de pacientes no serviço.( isso é o mais importante )
- staff capacitado
- boa infraestrutura hospitalar
- comprometimento do staff com o ensino
Existem serviços particulares de excelente padrão e que satisfazem essas exigências, porém, por princípio, os serviços universitários deveriam ser a primeira escolha, principalmente pelo maior comprometimento do staff com o ensino.
Além disso, residências em grandes centros são sempre a melhor sugestão, não apenas pela formação técnica permitida, mas também pelo status que vai facilitar ao profissional maior prestigio se voltar para sua cidade natal.
A sugestão é que se preste concurso para o maior número possível de serviços de residência e uma vez aprovado em mais de um, se faça um visita a esses serviços e analise os critérios citados acima.
Sucesso
Mário novais