Estudo indica dieta mais saudável com maior consumo de gorduras e menos carboidratos
O estudo publicado no Lancet avaliou pessoas entre 35 e 70 anos de 18 diferentes países entre 2003 e 2013. Cientistas também recrutaram informações dos hábitos alimentares de outras 135.335 pessoas que foram acompanhadas por cerca de sete anos em outros estudos.
Na análise, cientistas identificaram 5.796 óbitos e 4.784 eventos cardiovasculares entre a população estudada. Assim que os pesquisadores dividiram em cinco grupos as pessoas envolvidas com base no consumo de carboidratos, descobriram que as pessoas que ingeriram mais carboidratos tinham 28% mais tendência de morrer por qualquer causa durante o estudo do que as que comiam o mínimo.
Mas, quando as pessoas foram separadas em cinco grupos agora baseadas na quantidade de gordura que consumiam, aquelas que realizaram ingestão de mais gordura – de qualquer tipo – tinham 23% de chances menores de morrer durante o estudo do que aquelas que comiam o mínimo. Os achados foram consistentes com qualquer tipo de gordura consumida.
Uma segunda análise do estudo também sugere que os benefícios de comer frutas e vegetais não são ilimitados. As diretrizes da OMS registram que o consumo ideal é de cinco porções de frutas, vegetais ou leguminosas diários, de acordo com a coautora da pesquisa Victoria Miller, da McMaster University. São diretrizes principalmente baseadas em evidências da América do Norte e da Europa. Em outras partes do mundo, entretanto, esse quantidade de frutas diárias podem ser muito caras.
Fonte: www.G1.globo.com e Lancet
Autor: Rafael Kader