Pergunta : Renata ( Universidade Federal do Maranhão )
Gostaria de tirar algumas dúvidas,sobre a otorrino pois tive pouco contato com durante a graduação. Minha dúvida maior está entre otorrino e oftalmo, já conheço mais a área da oftalmo e tbm me interesso pela otorrino, porém desta última não tenho muitas informações.
1) Quais as patologias mais frequentes que um otorrino vai lidar no seu consultório?
RINITES, AMIGDALITES, OTITES, DEFICIÊNCIA DE AUDIÇÃO ,DESVIO DE SEPTO NASAL, ALERGIAS, EPISTAXES, VIDEOLARINGOSCOPIAS…
2) Quais os exames complementares mais comuns da otorrino e qual especialidades possui mais exames, a oftalmo ou otorrino?
Audiometria tonal limiar convencional
Audiometria de alta frequência
Audiometria vocal
Imitanciometria
Emissões otoacústicas evocadas (EOA)
Potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE/BERA)
Emissões otoacústicas e o potencial evocado auditivo de tronco encefálico (BERA)
Avaliação infantil – técnica Suzuki & Ogiba
Terapia de seleção e adaptação de aparelho de amplificação sonora individual
Terapia auditiva
Audiometria tonal limiar em campo livre
MAIS DETALHADAMENTE :
- Audiometria comportamental
- Audiometria de tronco cerebral ( BERA )
- Audiometria tonal e vocal
- Avaliação do Processamento Auditivo Central
- BERA – Potenciais Auditivos de Tronco Encefálico
- Eletrococleografia
- Emissão Otoacústica (Teste da Orelhinha)
- Exames laboratoriais
- Impedanciometria
- Otocalorimetria a Ar
- Polissonografia
- Polissonografia da Noite Inteira
- Polissonografia com CEPAP
- Polissonografia – Incluindo Split Night
- Teste e adptação de aparelho auditivo( Hi-pro e ganho de inserção )
- Teste de Deglutição
- Teste de Latências Múltiplas do Sono (TLMS)
- Unidade de Estimulação Precoce
- Vectonistagmografia
- Vectoeletronistagmografia Digital
- Vídeo Frenzel
- Vídeo Nasofibroscopia Flexível
- Vídeofaringolaringoscopia
- Videoestroboscopia laríngea
3) Qual das duas especialidades possui tabela de convênios melhor remunerada?
SEMELHANTES. TALVEZ OFTALMO SEJAM UM POUCO MELHOR
4) A oftalmologia tem muitas subespecialidades e é imprescindível fzr fellow em alguma área (córnea, retina, oculoplástica, glaucoma, tumores, catarata, uveítes, estrabismo, oftalmopediatria, refrativa,etc). Como é na otorrino, todos geralmente fazem um fellow tbm e quais são as áreas disponíveis para fellow?
EM GERAL OTOLOGIA INCLUINDO A OTONEUROLOGIA, RINOLOGIA E LARINGOLOGIA
A Otorrinolaringologia é uma especialidade médica originalmente predisposta ao estudo das doenças do ouvido do nariz e da garganta.
A importância dessas três áreas e suas interligações com as rmais diversas regiões da cabeça e do pescoço vêm determinando que a abrangência de atuação desse profissional seja cada vez maior.
Isso significa também o envolvimento com os distúrbios respiratórios do sono, roncos e apnéias, com a prevenção de alterações crânio maxilofaciais, com o manejo das fraturas faciais, com os tumores da base do crânio junto com a neurocirurgia, com os distúrbios da deglutição, das glândulas salivares e estética facial.
Do ponto de vista prático, trata-se de uma profissão muito dinâmica com atuação clinica e cirúrgica pra doenças muito prevalentes e com elevado impacto na qualidade de vida dos indivíduos nas diferentes populações.
Esse impacto é facilmente compreendido na medida que estamos falando de áreas cujas patologias comprometem funções que nos diferenciam como seres humanos:
- a comunicação: tanto pela aquisição e desenvolvimento da linguagem através da audição;
- a incapacidade de verbalizar tal linguagem através da voz ;
- e ainda pelo olfato e respiração apropriados.
Vejamos de forma sucinta as regiões de interesse à otorrinolaringologia :
Em um corte sagital da cabeça e do pescoço é possível visualizar o perfil da face, as fossas nasais e seios paranasais com seus limites com o sistema nervoso central,
a boca, língua e dentes. Também a rinofaringe, orofaringe, hipofaringe, com alguns componentes linfáticos do anel de waldeyer e a laringe e os seios piriformes.
No outro modelo, somente o aparelho auditivo, incluindo seus seguimentos externo, médio e interno além da comunicação com a rinofaringe através da tuba auditiva até o torus tubário.
Sempre permeado pela função de promover melhor qualidade de vida aos pacientes, o estudo do ouvido, nariz e garganta, é um desafio e uma fonte ininterrupta de pesquisa e aprendizado para as quais esperamos ter despertado a sua atenção com o vídeo.
5) O be-a-bá da oftalmo são as cirurgias de pterígeo e catarata, e em relação a otorrino procedimentos cirúrgicos de maior frequência e volume?
AMIGDALECTOMIAS, PÓLIPOS NASAIS, VIDEOLARINGO, DESVIOS DE SEPTO
6) Como é o dia-a-dia de um otorrino e qual das duas especialidades vc terá uma melhor qualidade de vida ? (prezo muito por isso , principalmente por ser mulher e procurar ter mais tempo para dedicar a família , sem entretanto abrir mão de uma remuneração razoável)
DIA A DIA TRANQUILO POIS A MAIORIA DAS CIRURGIAS São ELETIVAS, EMBORA HAJA ALGUMAS URGENCIAS.
A QUALIDADE DE VIDA DO OFTALMO É UM POUCO MELHOR
AMBAS TEM BOA REMUNERACAO
7) Na oftalmo há uma tensão em relação aos optometristas, como está na otorrino, alguma outra área “invadindo” parte do seu espaço? Algum dilema em relação a tratamentos que pertençam a otorrino ou cabeça e pescoço ou alguma outra área?
OS OPTOMETRISTAS NAO VAO PREJUDICAR A OFTALMO, PROVAVELMENTE VAO REPRESENTAR FORÇA DE TRABALHO AUXILIAR NAS CLINICAS DE OFTALMO.
OTORRINO E CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO SAO COMPLEMENTARES; NÃO COMPETEM
8) Para abrir um consultório de oftalmologia há a necessidade de aquisição de equipamentos mínimos (lâmpada de fenda, auto-refrator, coluna e greens, lentes etc). Na otorrino quais são os itens básicos necessários para abrir seu consultório?
PODE COMEÇAR COM POUCOS EQUIPAMENTOS ( CADEIRA ESPECIAL, OTOSCOPIO, CABINE DE AUDIOMETRIA, VIDEO LARINGO ) E DEPOIS IR SE EQUIPANDO MAIS
9) A oftalmo é muito dependente dos convênios porém há muitos exames para solicitar para aumentar o “ticket” da consulta médica. A otorrino é tão dependente quanto dos convênios ou há uma possibilidade maior de conseguir uma clientela particular?
OS CONVENIOS SAO MUITO IMPORTANTES EM ESPECIALIDADES QUE EXIJAM EXAMES E PROCEDIMENTOS
São muitas dúvidas pois me interesso muito pela oftalmo mas penso que a otorrino tbm poderia ser uma área interessante por isso a necessidade de tirar mais dúvidas sobre essa área que não tive tanto contato assim .Ficarei grata caso consiga me esclarecer essas dúvidas
O MAIS IMPORTANTE É VER EM QUE DIA A DIA ( PACIENTES E PATOLOGIAS ) VC VAI SE SENTIR MAIS CONFORTAVEL. AS DUAS SÃO ÓTIMAS ESPECIALIDADES
Sucesso
Mario Novais