Pergunta : André Rissate (Universidade Federal de Grandes Dourados – MS)
Olá. Sou estudante de medicina, e estou na minha segunda formação. Vou me formar aos 37 anos. Gostaria de fazer uma boa residência, mas tenho várias dúvidas. Uma delas é quanto ao tempo de carreira que as especialidades que mais desejo (as cirúrgicas) proporcionam. Me pego pensando que, caso eu fosse pra alguma área clínica, poderia trabalhar uns 30 anos ainda. Todavia, caso fosse pra cirúrgica, teria bem menos tempo para trabalhar. Já pensei em neurocirurgia, em otorrinolaringologia, e em várias outras especialidades que tenham cirurgia envolvida. O que o senhor pode me orientar? Parece que é mais difícil escolher residência do que entrar no curso de medicina. Obrigado.
Resposta :
Embora entrar de verdade no mercado de trabalho com 40 ou 42 anos nem seja tão tarde assim, conforme a especialidade escolhida, vc terá um tempo de atividade profissional maior ou menor.
Por exemplo, se escolher uma especialidade clínica, poderá estar clinicando bem depois dos 70 anos de idade.
Se optar por uma especialidade cirúrgica, além de levar mais tempo na formação e na solidificação dentro do mercado de trabalho, dificilmente estará operando a todo vapor depois dos 70 anos . Além disso muitos clientes não gostariam de serem operados por um cirurgião de mais idade.
Uma das maneiras de encurtar o tempo de formação profissional seria optar por uma especialidade de acesso direto.
E querendo ter algum tipo de procedimento cirúrgico durante o exercício profissional, talvez pudesse pensar em oftalmologia, gineco-obstetrícia, dermatologia e mesmo otorrino. Essas são especialidades de acesso direto, que incluem cirurgias, porém nelas, depois de uma certa idade, poderia continuar fazendo apenas a parte clínica da especialidade.
Sucesso
Mário Novais