Pergunta : Robson Coutinho ( Universidade Federal do Ceará )
Olá Dr, sou fã do seu site. Leio tudo mesmo.
Minha pergunta é simples: o quanto um profissional que busca seguir a carreira de dermatologista perde se não se importar tanto com o marketing pessoal? É realmente necessário passar sempre a imagem de um comercial de TV?
Espero que eu tenha conseguido expressar minha dúvida.
Um abraço.
Resposta :
O marketing, na verdade, é muito importante para todas as especialidades e pode ajudar o profissional a alavancar a carreira.
Não há necessidade de se exagerar no marketing ( em excesso até não é legal e muitos profissionais pecam nesse aspecto; exagerando ).
O médico deve procurar entender o perfil da sua clientela e se adaptar a esse perfil. A clientela de dermatologia ( especialmente a da parte estética ) é uma clientela de pessoas vaidosas e gosta que seu médico dê importância a isso.
Alguns aspectos do marketing pessoal são fundamentais, tipo :
- aparência do profissional : o médico ou médica não precisa ser bonito ou bonita, mas tem que estar bem apresentável; camisa social, calça social, jalecão limpo e passado por cima da roupa, barba feita, cabelos bem cortados, unhas limpas.
- Cumprimentar todos os pacientes e apertar a mão na entrada e na saída do consultório.
- Ser simpático, sorrir e conversar sobre outros assuntos além da medicina.
- Dar atenção total ao paciente.
- Explicar com detalhes os tratamentos e as receitas.
- Elogiar o resultado dos tratamentos e dos progressos dos pacientes.
- A secretária também deve estar bem arrumada e ser simpática com os clientes.
- O consultório deve sempre estar bem arrumado e limpo.
Veja que são medidas que não são tão difíceis de seguir.
Sucesso
Mário Novais