Pergunta : Vinicius Meyer ( Universidade Federal do Rio de Janeiro )
Bom dia!
Estou em dúvida entre duas especializações a Anestesiologia e a Ortopedia, gosto muito da anestesiologia mais tenho medo dessa especialização ficar banalizada visto que o enfermeiro nos estados unidos pede exerce-la, a um boato que o Brasil também vai se adequar quanto a este quesito, pela falta de anestesistas aqui. Nos estados unidos o enfermeiro anestesista tem a autonomia de administrar todos os tipos de drogas anestésicas, administrar anestesias regionais, gerais e ainda se especializar-se na atenção ao processo anestésico de cirurgias cárdicas e obstétricas, monitorização e todo o acompanhamento do paciente que compreende a atenção pré, trans e pós operatória, ou seja como se fosse um Médico Anestesiologista.
Quero saber se realmente o Médico Anestesiologista vai ficar com sua carreira comprometida?
Resposta :
Não acredito que no Brasil ( principalmente pela força que tem os Conselhos Regionais de Medicina ) os enfermeiros possam assumir esse papel.
Sem dúvida, profissionais de enfermagem que estiverem altamente habilitados ( e ainda não existe no Brasil formação adequada para isso ) podem representar uma grande ajuda no ato anestésico, mas sempre como auxiliar do anestesista.
Nos EUA apenas em algumas cidades esse papel pode ser desempenhado pelos enfermeiros anestesistas sem a presença do aneestesiologista.
Abaixo matéria recente publicada sobre esse assunto:
Nos EUA, os Enfermeiros assumem um papel cada vez preponderante nas políticas de saúde (a Europa também começa seguir os mesmos passos).
Uma simples pesquisa na internet e encontramos inúmeros estudos e relatórios que concluem que os cuidados prestados por Enfermeiros e Médicos são equivalentes.
Um grande exemplo disto, é o recente estudo americano, que concluíu que os Enfermeiros anestesistas prestam os mesmos cuidados com a mesma qualidade relativamente aos médicos anestesistas. Resultado: logo à partida 29 estados americanos dispensaram os médicos anestesistas e os blocos operatórios ficaram só com Enfermeiros anestesistas com as mesmas funções dos médicos. As associações médicas protestaram agoirando erros e “desgraças”! Após anos de experiência, esses agoiros esbateram-se, e as estatísticas e relatórios mostram que em termos de eficácia, efectividade e qualidade, os cuidados Médicos são iguais aos Enfermeiros anestesistas! As vozes médicas calaram-se. (Para quem não sabe um Médico Anestesista nos EUA têm 8 anos de formação, especialização incluída, e os Enfermeiros Anestesistas têm 7 anos de formação + 1 ano de experiência em “cuidados críticos”)
7º –Enfermeiro anestesista – Ajudam o anestesiologista a administrar anestesia durante a cirurgia. Devido à extensa formação necessária e a natureza delicada do trabalho, são os mais bem pagos na área de enfermagem.
Salário médio anual – US$ 156 mil
Salário máximo anual – US$ 206 mil
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/emprego/as-20-profissoes-mais-bem-pagas-nos-eua-2903996#ixzz4e3w6whi5
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024