Pergunta : Marcio ( Faculdade de Medicina Rio Preto )
Olá Dr Mário!
Tenho 32 anos, residência em neurologia , especialidade que exerço há mais de 4 anos.
No início estava indo tudo bem porém, com o tempo (principalmente no ultimo ano) passei a me sentir frustrado com a rotina (pacientes com prognósticos ruins e muitas comorbidades psiquiátricas). Poderia até diversificar com exames complementares mas não me interesso por nenhum exame da neurologia.
Passei a me preocupar em não conseguir manter a mesma rotina por muito tempo e comecei a pensar em outras especialidades mais resolutivas ou menos tristes.
Em janeiro resolvi fazer uma prova de residência (conversando com um amigo que estava prestando oftalmo, ele me disse que ainda havia algumas inscrições abertas e acabei me inscrevendo). Como foi meio de última hora e há muito tempo não fazia esse tipo de prova não estava esperando ser aprovado, mas fui.
Agora estou com uma dúvida. Deixo meu emprego e arrisco outra residência? Oftalmo é uma área que tenho pouco conhecimento e não tenho certeza se vou gostar da rotina. Trabalho em média 4 dias por semana e ganho relativamente bem.
Gostaria de uma opinião
Obrigado e parabéns pelo site!
Resposta :
Em todas as especialidades, depois de algum tempo, aparece um pouco de monotonia porque os casos e pacientes se repetem. Isso tem um lado bom de tornar o exercício profissional mais fácil, mas por outro lado incomoda muitos médicos.
Se considerarmos que nosso maior objetivo é “viver” e a profissão deve ser vista como um “meio “de vida e não como nosso objetivo maior. Talvez vc aceite melhor a especialidade.
Acontece que a neurologia é realmente uma especialidade triste e muitas vezes com pouca resolutividade e isso pode estar sendo desconfortável para vc.
Agora está aparecendo para vc uma oportunidade de “chutar o pau da barraca”, trocando por uma especialidade que é excelente como a oftalmologia; boa qualidade de vida, boa remuneração e um dia a dia mais tranquilo.
Acho que vc deve ponderar bem as coisas e avaliar se o dia a dia como oftalmo vai ser agradável para vc; analisar com que tipos de pacientes e tipos de patologias vai lidar como oftalmo e se achar que vai ficar mais feliz , não pense duas vezes e vá atrás da sua felicidade.
Vale a pena conversar com alguns oftalmologistas e ver como é o dia a dia deles.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024