Pergunta : Bruno Melo ( Universidade Federal de Minas Gerais )
Prezado Dr. Mario Novais, primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo seu site, que para muitos de nós, médicos e futuros médicos, representa uma grande referência na escolha da especialidade.
Sou R2 de Clínica Médica em um hospital particular de Belo Horizonte, estou fazendo as provas para iniciar meu R3, tentei Oncologia Clínica e Nefrologia. Tenho interesse nas duas áreas, gosto de trabalhar com consultório e com pacientes crônicos. Não gosto de plantões, emergência e CTI. Gostaria de saber, qual das duas áreas é mais promissora e qual poderia me proporcionar uma clientela fixa de consultório com maior rapidez. Gostaria de saber também se conseguiria me sustentar apenas com minha especialidade (nefrologia ou oncologia), sem ter necessidade de fazer plantões de clínica médica ou CTI.
Muito Obrigado
Resposta :
Comparando essas duas especialidades e de acordo com seu questionamento, a oncologia vai te permitir clientela mais a curto prazo do que a nefrologia.
Talvez no início (como na maioria das especialidades ) vc ainda precise dar alguns plantões de clínica médica ( emergências ) para se sustentar, mas a medida que vá se firmando na especialidade, vai poder abandonar os plantões.
Mais algumas informações sobre essas especialidades poderão te ajudar na escolha. :
A nefrologia tem seu campo de atuação diminuído pelo fato da população não saber exatamente o papel do nefrologista ( na maioria das vezes, o paciente prefere procurar um urologista do que um nefrologista, quando tem um cálculo renal, por exemplo).
Assim, o nefrologista tem seu mercado de trabalho mais restrito aos serviços de diálise e talvez no futuro ao acompanhamento clinico de transplantes (área ainda pouco desenvolvida no Brasil).
Os serviços de diálise não estão tão bem financeiramente, os custos são altos, muito materiais são importados e a tabela de convênios não é muito boa.
Além disso, como os serviços de diálise não são muitos, os donos desses serviços, com o poder na mão, diminuíram muito o valor dos plantões nessa área.
A oncologia é uma das especialidades que mais tem evoluído nos últimos tempos, já que muitos tipos de câncer passaram a ser tratados com bastante sucesso.
A clientela do oncologista (cancerologista clínico) vem aumentando bastante com a valorização da importância que se tem dado ao diagnóstico precoce dos vários tipos de câncer, através de exames preventivos de rotina, como colonoscopia, mamografia, preventivo de câncer de colo uterino e de próstata, além da preocupação atual com o câncer de pele. A detecção destas patologias em estágio inicial faz com que a oncologia seja uma boa opção do ponto de vista mercadológico.
Como aspecto negativo para a oncologia, vale a pena ressaltar que é considerada uma especialidade “triste”, pelo tipo de paciente com que lida e com muitas patologias de mal prognóstico. Conviver com a morte de pacientes e com cuidados com pacientes terminais exige do profissional uma estrutura pessoal forte e nem todos conseguem lidar bem com isso.
A qualidade de vida do profissional é razoável, os ganhos financeiros são bons e o mercado é carente de bons profissionais.
O programa de residência médica em cancerologia clinica tem a duração de 3 anos, sendo exigido como pré requisito a residência em clinica médica.
No site da sociedade brasileira de oncologia clinica (www.sboc.org.br) vc pode encontrar mais informações sobre os serviços credenciados e sobre as competências exigidas para o profissional dessa área.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024