Pergunta : Filipe Vilela ( Universidade Federal da Bahia )
Penso em seguir a carreira de hematologista, mas tenho dúvidas a respeito do mercado de trabalho: é possível atuar fora dos grandes centros?
Gostaria muito de trabalhar no interior (ainda que em mais de uma cidade) mas não sei se o mercado permite.
Resposta :
Na escolha da especialidade é muito importante se pensar em como vai ser o dia a dia do profissional e que tipo de paciente e de patologias se vai lidar. Se você realmente quer fazer hematologia, sugiro que siga o caminho normal. Faça residência médica em clínica médica por 2 anos e depois mais 2 anos na residência de hematologia e hemoterapia. Essa área lida com patologias graves, sendo fundamental que o profissional tenha uma formação bastante sólida (inclusive em Clínica Médica).
Além disso, durante a residência de clínica médica vc vai ter oportunidade de lidar com alguns pacientes hematológicos e ver se realmente se identifica com essa especialidade, já que a hematologia é considerada uma especialidade triste pelo tipo de patologias com as quais lida, o que exige do profissional uma estrutura pessoal forte para lidar com esses pacientes.
Uma vez concluída a residência médica em clinica medica, o ingresso na residência de hematologia não é muito difícil porque a procura não é grande. A relação candidato vaga é praticamente 1:1 .
A qualidade de vida do hematologista não é das melhores, mas a remuneração é boa e depende em que área o profissional vai atuar, como hematologia clinica, hemoterapia, transplante de medula ou transplantes em geral.
De acordo com o tamanho da cidade poderá ser mais fácil ou mais difícil se instalar, pois depende muito da concorrência local.
Se for uma cidade onde não haja hematologista e mesmo sendo pequena, houver outras cidades próximas que possam solicitar seus serviços, o mercado será atraente.
Resumindo : se pretende realmente ir para uma cidade do interior, precisa antes analisar o mercado local, mas antes disso precisa se resolver se vai optar pela hematologia como especialidade e isso só pode ser decidido durante a sua residência em clínica médica; então sugiro adiar sua decisão para o final da residência em clínica médica.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024