Pergunta : Fernando Raposo (Universidade do Oeste Paulista )
Olá doutores, eu estou no 2 semestre em uma Universidade particular e como todos sabem as particulares não investem tanto na área de pesquisa, a minha nem PET-SAÚDE tem. Eu quero neurocirurgia ou neurologia a maioria das residências fazem análise de currículo acadêmico e como a área que eu pretendo seguir é bastante concorrida qualquer ponto a mais ou menos faz muita diferença. Então, gostaria de saber se os acadêmicos de universidades particulares ficam em desvantagem na análise do currículo. Se sim, como posso sanar isso?
Resposta :
A escolha da especialidade somente deve ser feita quando o estudante estiver no último ano da faculdade. Antes disso, uma escolha precipitada pode atrapalhar seus estudos durante o curso e acabar numa escolha errada ou pode até te direcionar mais para essa escolha e no final da faculdade vc poderá querer troca-la e terá perdido tempo com essa escolha prematura.
Durante o curso médico vc vai ter oportunidade de fazer contato com diferentes tipos de pacientes e diferentes tipos de especialidades e terá condição de fazer uma escolha mais racional.
A escolha da especialidade adequada, casando características da especialidade com características pessoais suas, deve ser uma decisão muito importante; afinal vc vai trabalhar nessa especialidade por pelo menos 40 anos de vida.
Além disso, uma grande parte dos estudantes de medicina pensam em fazer neurocirurgia, talvez porque achem que é a especialidade mais importante e de maior status e quando começam a frequentar o centro cirúrgico nos rotatórios da faculdade, se desencantam com a cirurgia.
Assim, não tem porque fazer essa escolha agora.
Independente da especialidade que for escolher no futuro, vc pode ir engrossando seu currículo com monitorias e cursos extra curriculares.
Também pode preparar alguns trabahos simples para serem apresentados em semanas científicas ou congressos, tipo “perfil nosológico de um ambulatório” ou descrição de casos interessantes que vc tenha visto nas enfermarias.
Atualmente vários concursos para residência médica não exigem mais análise de currículo, apenas uma prova escrita.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024