A trombocitopenia induzida por heparina (HIT) é um efeito adverso importante no uso desta droga, principalmente no CTI, onde praticamente todos os pacientes recebem algum tipo de heparina para profilaxia de eventos tromboembólicos. Embora o nome sugira um estado pró-hemorrágico, a HIT na verdade está relacionada a eventos trombóticos. Segundo alguns estudos, a incidência pode chegar a até 5% dos pacientes submetidos à cirurgia ortopédica e que receberam heparina não-fracionada. Sexo feminino também é um fator de risco.
Considerando algumas características da HIT, especialmente o tempo de início após o uso de heparina, a presença de eventos trombóticos e a intensidade da trombocitopenia, criou-se o escore 4T, que classifica a probabilidade de HIT em baixa, média e alta. Neste escore, um baixo risco possui valor preditivo negativo de 99,8%, enquanto um alto risco está associado a um valor preditivo positivo de 64%. Isto significa que esta ferramenta é extremamente eficaz em afastar HIT, porém não tão útil para identificá-la.
0-3 pontos: baixa probabilidade
4-5: probabilidade intermediária
6-8: alta probabilidade
Fonte: Cuker A, Poncz M. Heparin-Induced Thrombocytopenia. In: Kaushansky K, Lichtman MA, Prchal JT, Levi MM, Press OW, Burns LJ, Caligiuri M. eds. Williams Hematology, 9e. New York, NY: McGraw-Hill; 2015.
Relacionados
Novembro 14, 2022