Pergunta : Ricardo Brava ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul )
Caro Dr. Mário Novais, penso em fazer cirurgia plástica, mas como gosto de lidar com uma variedade maior de patologias e não só com estética, comecei a pensar também em otorrino, que inclusive possui uma área de atuação em cirurgia plástica, obviamente, do pescoço pra cima. Porém, não sei se a cirurgia plástica da otorrino fará sucesso como na outra especialidade, a cirurgia plástica propriamente dita Levando em consideração a questão da remuneração, mercado e qualidade de vida, qual o sr. acha mais vantajosa
abraço!
Resposta :
Na análise da futura especialidade devemos levar em conta a qualidade de vida e a remuneração, mas acima de tudo devemos analisar como vai ser nosso dia a dia dentro da especialidade, ou seja com que tipos de pacientes e tipos de patologias vamos lidar.
Escolhendo cirurgia plástica ou otorrino você vai ter dia a dia bem diferentes. Em qual deles vai se sentir melhor ?
A atuação do otorrino em cirurgias plásticas é bem pequena, mais centrada em desvios de septo nasal. No entanto os pacientes que desejam fazer plástica sempre preferem o cirurgião plástico e não o otorrino.
Do ponto de vista mercado; as duas especialidades são boas. A cirurgia plástica é uma especialidade mais alegre, porém demora mais para “emplacar” e também tem uma vida útil menor. O mercado é grande ( no Brasil são cerca de 600.000 cirurgias plásticas por ano – é o primeiro lugar do mundo )
Na otorrino a clientela cresce mais rapidamente e existem vários procedimentos que agregam valor ao preço da consulta. O mercado também é grande, principalmente com o envelhecimento da população. Grande incidência de rinites, laringites, desvios de septo e deficiências auditivas.
Em qualquer uma das duas estará fazendo uma boa escolha.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024