Pergunta : Anônimo( SC)
Boa tarde Dr Mário. Venho acompanhando seu blog há algum tempo e tens me ajudado bastante com relação às escolhas que devemos fazer diante da profissão. Sou médica formada em novembro de 2014. Trabalhei 1 ano como médica de família e comunidade e plantonista e decidi por fazer residência médica ao final deste ano pois tinha interesse em ascensão financeira e social, além de adquirir mais conhecimento para minha atuação. Optei pela pediatria pois acreditava que por o mercado estar carentes de pediatras conseguiria atingir certo sucesso com maior facilidade, e me especializar em alguma área me faria ainda mais selecionada. Porém desde que entrei no serviço de residência tenho me sentido muito frustada, pois vejo que a maioria dos especialistas pediatras não atuam somente em sua área e são reféns dos plantões noturnos, que além de muito desgastantes não me dão prazer algum. Também não tenho muita afinidade com as crianças pequenas, que são a maior demanda do serviço. As provas do final de ano estão se aproximando e gostaria de saber sua opinião se deveria mudar de especialidade. Sua opinião é muito importante. Desde já agradeço.
Resposta :
A pediatria é realmente muito desgastante e a escassez de pediatras que levou a uma melhoria no valor dos plantões, fez com que muitos estudantes voltassem a optar pela pediatria e daí, pela lei da oferta e da procura, os salários voltaram a baixar, a medida que a nova grande leva de pediatras apareceu.
Plantões, principalmente noturnos, deveriam fazer parte da vida do médico apenas temporariamente, o que não acontece com os pediatras.
Médicas, a medida que vão tendo filhos, sentem-se “ torturadas “ de deixar suas casas com crianças pequenas para terem que ir dar plantão.
A atividade de consultório pediátrico também é desgastante com muitos telefonemas e o estresse diário é grande.
Outra opção seria trabalhar em hospitais como diarista ( os salários não são bons ) ou chefiar algum serviço ( também gera estresse ) ou se sub especializar em alguma área da pediatria ( neonatologia, gastro, endócrino, pneumo…), que também são especialidades com pouco mercado de trabalho.
Ou seja, apesar da pediatria poder trazer muita satisfação pessoal e profissional como uma das especialidades mais queridas da clientela, é uma escolha de muito desgaste e, talvez por isso, você esteja insatisfeita.
Nunca é tarde para se “ chutar o pau da barraca “ e correr atrás da felicidade e da tranquilidade.
Sugiro que você pense bem sobre isso, mesmo representando a desagradável situação de voltar para as provas de residência, e analise com carinho outras possibilidades de especialidades, que possam te dar mais satisfação.
Faça o teste vocacional de nosso site e analise as 5 primeiras especialidades apontadas no seu teste, dando maior importância a que tipo de dia a dia vc terá em cada uma dessas escolhas.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024