Pergunta : Julio Souza ( UNIC – Universidade de Cuiabá )
Dr Mario, tenho interesse em ortopedia ou neurocirurgia. Quando o sr fala sobre o tempo de vida útil do profissional cirurgião ser menor, qual média de idade podemos considerar para um ortopedista ou um neurocirurgião estarem operando bem? Até os 60 anos ainda conseguirei ter uma boa performance? (PS: óbvio que eu entendo que a vida útil varia de pessoa para pessoa, os cuidados com que tem com a própria saúde, etc, mas na média, qual idade podemos considerar com ainda uma boa performance ?)
Resposta :
Como vc mesmo disse a vida média de atividade com segurança para um cirurgião vai depender muito de dois aspectos: o primeiro é da própria constituição física genética e o segundo é de como esse profissional cuida da sua saude. No primeiro item não podemos interferir ( pois é herdado ), mas no segundo podemos interferir e muito, criando hábitos saudáveis desde cedo, como alimentação regular, praticando exercícios, evitando a obesidade, controlando o estresse, evitando fumo e álcool, monitorando a pressão arterial. Para isso ser conseguido, o profissional deve investir em aprender a administrar o tempo; o que é difícil mas absolutamente indispensável para conseguir lidar com a vida atribulada da profissão.
Outro limitador da vida útil do cirurgião é a própria clientela que, quando pode escolher em termos de medicina privada, não gosta de ser operada por médicos muito velhos.
Concluindo: um cirurgião em boa forma física pode tranqüilamente estar operando até os 65 anos de idade. Daí pra frente ele já deveria estar com uma equipe cirúrgica própria e intervindo menos cirurgicamente.
Neurocirurgiões , Cirurgiões plásticos e Cirurgiões cardíacos talvez tenha uma vida útil ainda menor.
Apesar disso vemos na prática cirurgiões exercendo a especialidade com mais de 70 anos, porém isso não é o mais comum.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024