Pergunta : Rodrigo ( Universidade de Cuiabá )
Olá. Atuo como médico clinico geral há 3 anos. Há cerca de 1 ano comecei a fazer cursos de usg e tbm trabalhar na área. Estou gostando muito. Noto que a cada dia gosto menos de clinicar. Hoje almejo uma rotina tranquila, em ambiente calmo. Sem muito contato com paciente e nem “correria”.. Penso em fazer uma pós em USG e me manter só nisso. Porém tenho medo de ficar muito restrito. Logo cogito fazer radiologia( que me perece ter perdido em ganhos/ retorno financeiro, devido ao crescente numero de especialistas). Tenho pensado também em patologia (anatomia patológica) como alternativa. Esta acredito ser escassa em mão de obra, porém nem imagino se é bem remunerada. Poderia me dar alguma orientação sobre essas 3 áreas? Qual a mais promissora? Onde serei mais valorizado e remunerado ?
Resposta :
É muito importante no dia a dia do médico que ele se sinta confortável e feliz com o que está fazendo. Parece que a sua relação direta com pacientes não estava te dando muita satisfação e agora está mais feliz com a ultrassonografia e sem tanto contato direto com os pacientes.
Nessa situação a radiologia pode ser uma boa opção para você. Ainda é uma boa especialidade; com boa qualidade de vida e boa remuneração.
Para fugir um pouco dos grandes centros de radiologia que tem baixado a remuneração do radiologista pela maior oferta de profissionais, existem caminhos alternativos como a própria ultrassonografia, a mamografia, a telemedicina e a radiologia intervencionista.
Os 3 anos de clínica médica exercidos por vc não foi tempo jogado fora, porque os conhecimentos adquiridos no cotidiano da clínica médica facilitarão muito o seu desempenho em diagnósticos por imagem.
Anatomia patológica é um mercado absolutamente carente mas vai ficar na mão dos grandes laboratórios e o dia a dia é meio desagradável. Sinceramente não acho uma boa ideia.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024