Pergunta : João Souza ( Universidade Federal da Bahia )
Bom dia. Penso em fazer psiquiatria ou alergologia. Sei que existe grande diferença entre o tipo de pacientes das duas áreas mas gostaria de saber em qual das áreas teria melhores perspectivas no mercado e mais fácil inserção no mesmo. Obrigado
Resposta :
Realmente são duas especialidades completamente diferentes e vc tem que ver com quais delas vc se identificará mais. Não pode basear sua escolha apenas em perspectivas de mercado, embora isso seja também importante para a escolha.
A inserção no mercado depende de muitos fatores, como tempo de formado, formação profissional, resultados de tratamentos, concorrência local…
As duas áreas apresentam boas perspectivas : A psiquiatria tem evoluído muito nos tratamentos e na definição de critérios diagnósticos e aos poucos está se desmistificando a idéia de que pacientes que vão a um consultório de psiquiatria são “malucos “. A incidência de depressão na população é absurdamente grande, o que faz a clientela do psiquiatra aumentar rapidamente. De um modo geral os psiquiatras não dependem dos convênios com operadoras de planos de saúde para terem sua clientela aumentar.
A alergologia também tem evoluído com a maior importância que se tem dado à identificação de alergenos nos alimentos. Além disso com o aumento da poluição ambiental aumentam também os casos de alergias respiratórias. A incidência de rinites, bronquites, dermatites é bastante frequente na população.
Concluindo : as perspectivas são boas nas duas especialidades. Vc deve levar mais em consideração o tipo de paciente e tipos de patologias com as quais vai lidar de acordo com sua escolha.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024