Pergunta : Marco Antônio de Souza ( Unigranrio – RJ )
Olá, estou cursando o 4º ano de medicina e venho me questionando sobre que residência devo fazer. Tenho muito interesse na área cirúrgica e acredito que mais direcionada para cirurgia cardiovascular, todavia, ao conversar com colegas e ler sobre o assunto continuo com muitas dúvidas no que diz respeito a algumas especialidades. Como muitos, me preocupo com qualidade de vida e remuneração e para isso gostaria de saber alguns aspectos de algumas especialidades, que seriam cirurgia cardiovascular, cirurgia vascular e hemodinâmica.
Gostaria de saber sobre:
a área de atuação (quais procedimentos que cada uma realiza, se tem procedimentos exclusivos e\ou comuns entre elas), mercado de trabalho e tempo de efetivação no mercado.
se tiver algum local confiável que eu possa ler a respeito disso, também gostaria de ter acesso.
Resposta :
No momento de escolher a especialidade, em primeira instância, você deve se preocupar apenas com 3 opções : ou escolher uma especialidade de acesso direto (oftalmo, dermato, otorrino…) ou uma especialidade cirúrgica (não importa qual, já que a cirurgia geral é pré-requisito para as outras) ou ainda uma especialidade clinica (também não importa qual, já que a clinica médica é pré-requisito para as outras ).
Se vc optar pela cirurgia, quando estiver fazendo os dois anos obrigatórios de cirurgia geral, vai poder entrar em contato com as várias opções de sub especialidades cirúrgicas e consequentemente fazer uma escolha mais adequada.
De qualquer modo, esclarecendo sua dúvida, a cirurgia vascular e a cirurgia cardiovascular são especialidades diferentes. Na vascular a formação exige 2 anos de cirurgia geral e mais 2 anos de vascular.
Na cirurgia cardiovascular são exigidos 2 anos de cirurgia geral mais 4 anos de cardiovascular.
No Rio de Janeiro são aproximadamente 7 vagas para residência em cirurgia cardiovascular e 29 vagas para cirurgia vascular.
A especialização em cirurgia cardiovascular é demorada pelo numero total de anos na residência e o melhor centro de formação nessa especialidade é São Paulo, onde existem vários serviços de primeira qualidade. O mercado de trabalho é ainda carente em todo o pais, mas o tempo de consolidação do profissional no mercado é lento.
Na cirurgia cardiovascular os ganhos financeiros são bons, mas se leva tempo para adquirir a maturidade profissional e o tempo de vida útil é também menor quando comparado com outras especialidades.
Embora seja uma especialidade de alto grau de estresse, esses especialistas podem planejar bem o seu dia-a-dia por que a maioria das cirurgias são eletivas.
Com o progresso de técnicas menos invasivas, a cirurgia cardiovascular deve desenvolver mais na área de patologias congênitas.
A cirurgia vascular, por outro lado, permite um crescimento rápido da clientela, tem um período de formação menor e uma crescente população necessitando desses serviços. É uma ótima especialidade. Permite boa qualidade de vida, bons ganhos financeiros e conta com vários procedimentos pequenos, médios e grandes que agregam valor ao preço das consultas.
A cirurgia vascular é ótima especialidade, a clientela cresce rapidamente, principalmente pelas insuficiências vasculares periféricas (varizes), que são muito frequentes na população.
A especialidade permite procedimentos pequenos e médios , que agregam valor no preço das consultas e a qualidade de vida do profissional é boa porque a maioria das cirurgias são eletivas.
A competição dos hemodinamicistas ou cardiologistas intervencionistas é mais com a cirurgia cardiovascular e não com a cirurgia vascular.
Não acreditamos que as atribuições do cirurgião vascular possam diminuir ao longo do tempo.
A formação em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista é longa. São necessários 2 anos de residência em clínica médica, depois 2 anos de residência em cardiologia e finalmente mais um ano (em poucos serviços ) ou dois anos de residência em hemodinâmica e cardiologia intervencionista. E depois prestar o exame para obtenção do titulo de especialista em hemodinâmica e cardiologia intervencionista pela SBHCI.
Uma vez cumprido todo esse percurso cientifico, não será difícil conseguir um emprego num serviço de hemodinâmica, principalmente porque durante o curso vc irá fazer muitos contatos na área.
Na maioria das vezes vc irá trabalhar em serviços já instalados na medicina privada com um salário mensal de R$ 8.000,00 a 10.000,00 por 24 h de trabalho semanal em regime de plantão. Esse salário pode variar muito de acordo com a cidade onde estará trabalhando.
Existe a possibilidade de prestar algum concurso para serviços públicos estaduais ou federais, onde o salário será ainda menor.
A possibilidade de se criar um serviço próprio também existe, mas a aparelhagem é cara e há a necessidade de infraestrutura hospitalar e de se montar uma equipe multiprofissional ( cirurgião cardíaco, UTI, intensivistas, enfermagem especializada…).
Para complementar a renda e para não viver somente de plantões, uma possibilidade é esse especialista continuar atendendo cardiologia clínica em consultório.
O Mercado de trabalho para o cardiologista e mesmo para o hemidinamicista é bom e não vão faltar oportunidades nessas especialidades para vc conseguir uma boa remuneração.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024