Pergunta : Caio Franco ( Universidade Federal da Bahia )
Boa tarde, prof. Mário. Sou 6° de medicina e vou fazer prova de residência final do ano. Gostaria de saber a opinião do senhor quanto a especialidade ortopedia.
E se realmente vale a pena fazer essa residência em um grande centro, com mais nome (ex: USP) ou fazer alguma aqui em salvador mesmo?
Muito obrigado desde já.
Resposta :
A ortopedia está na relação das melhores especialidades do momento. População envelhecendo com conseqüente mais problemas ortopédicos. Maior valorização do culto ao corpo, maior crescimento das academias de ginástica e ainda as Olimpíadas apontam para um incremento da atividade física pela população com secundário aumento das lesões de esforço repetitivo.
A ortopedia também é uma das especialidades com maior número de procedimentos pequenos e médios em ambulatório, além de cirurgias de médio e grande porte. Tudo isso contribui para agregar valor à consulta do especialista.
A qualidade de vida do ortopedista não é tão boa quanto a do dermatologista ou do oftalmologista, por exemplo, mas como a maioria dos procedimentos é eletiva, não é difícil de organizar a agenda particular do especialista.
Com 5 anos de formado vc terá terminado a residência dois anos antes e provavelmente estará dando plantão como ortopedista, recebendo um salário de cêrca de R$ 7.000,00/mês/24 h de plantão semanal (esse valor vai variar dependendo da cidade onde estiver trabalhando).
Se já tiver iniciado atividade em consultório particular próprio (sugiro que alugue um horário ( uma a duas vezes por semana ) em um consultório de ortopedia a partir do segundo semestre do R2).
Ao terminar a residência, poderá estar atendendo no consultório 4 tardes por semana (deixando um dia da semana para fazer cirurgias) e se atender apenas 5 pacientes particulares por dia, cobrando uma faixa de 200,00 a consulta, estará faturando mais ou menos uns 16.000,00 por mês.
Somando o valor do plantão mais o valor do consultório e mais alguns procedimentos e cirurgias como cirurgião ou como auxiliar, poderá tranquilamente estar recebendo mais de R$ 25.000,00 por mês.
Daí pra frente e com possibilidade de conseguir alguns convênios com planos de saúde, sua remuneração tende a aumentar.
Mesmo considerando que vc pode ter boa residência em Salvador, é sempre melhor fazer residência fora em um grande centro como Rio ou São Paulo.
Isso vai abrir seus horizontes, ampliar sua rede de contatos e te dar mais status para quando voltar para sua cidade.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024