Pergunta : Carlos Eduardo ( Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Grande Mario Novais
Por gentileza, gostaria de saber quanto ganha em média o otorrinolaringologista. Quais são as perspectivas futuras para esse profissional e quais são as principais cirurgias / procedimentos ou exames que costuma realizar.
Grande abraço.
Resposta :
Os rendimentos de um profissional de qualquer especialidade depende de vários fatores, como tempo de formado, especialidade, sua formação técnica, seu currículo, resultados dos seus tratamentos, cidade onde está trabalhando, concorrência local e mais que tudo do marketing que vc utilizar para alavancar a carreira.
A otorrino continua sendo uma das melhores especialidades.
Apesar dos procedimentos cirúrgicos serem mal remunerados pelos convênios (exceção feita às cirurgias de ouvido interno), é grande a relação de possíveis procedimentos diagnósticos ou terapêuticos na otorrino, o que pode agregar bastante valor ao preço das consultas.
A área de atuação da otorrino abrange cerca de 20 procedimentos diagnósticos e mais de 60 procedimentos cirúrgicos (ver tabela AMB).
É importante para qualquer especialista o encaminhamento feito por outros colegas, mas uma grande parte da clientela do otorrino vem diretamente em função do boca-a-boca de um cliente para outro.
O envelhecimento da população facilita consideravelmente a incidência de deficiências auditivas (o Brasil tem cerca de 4 milhões de deficientes auditivos). Mais de 60 % da população apresenta desvio de septo nasal. É muito grande a frequência de rinites alérgicas. Consequentemente esses fatos permitem um aumento rápido da clientela do otorrino
Além disso, a qualidade de vida desse profissional é boa porque a maior parte das cirurgias é eletiva.
Em relação às patologias mais frequentes na especialidade, veja o quadro abaixo, com o percentual de casos numa população em geral :
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024