Pergunta : Tatiana ( Universidade Federal Fluminense )
Endocrinologia, oftalmologia ou dermatologia?
Caro Dr Mário, primeiramente permita-me agradecer ao senhor e equipe por esse site fantástico que realmente mudou a minha vida.
Fiz o teste vocacional 3 vezes e li vários textos sobre as especialidades que compõe a minha lista de possíveis especialidades médicas. Estou no 6o ano e com muita dificuldade para decidir.
Considerando meus gostos pessoais na faculdade aliados às análises sobre as melhores residências médicas do site, cheguei a 3 principais na lista: endocrinologia, oftalmologia e dermatologia.
Também gosto de lidar com crianças e prefiro pacientes crônicos aos agudos, além de ter certo interesse aumentado no estudo de endocrinologia e psiquiatria.
Sobre as especialidades em questão:
O maiores ganhos na dermatologia são na cosmética, o que não me agrada muito, porém seria necessario. Comenta-se no site sobre a dificuldade de se adquirir aparelhos para se exercer a oftalmologia, mas e os aparelhos para a dermatologia estética? Como são os ganhos na dermatologia sem esses aparelhos?
Grande parte dos pacientes da endocrinologia são obesos na busca de emagrecimento. Como o endocrinologista pode auxiliar o paciente e manter a clientela nesse caso? A prescrição de dietas vale a pena durante a consulta ou melhor encaminhar ao nutricionista? Como sobreviver nesse meio sem utilizar a prescrição de fórmulas (muitas vezes nocivas ou sem comprovação científica), que contribuem muito para o marketing pessoal? Vale a pena como endocrinologista fazer especializaçao em nutrologia?
O risco de perda de mercado na oftalmologia com a possível ascensão dos optometristas têm aumentado? Qual a média de anos até conseguir empreender adquirindo os aparelhos necessários?
Ainda, qual das 3 especialidades conta com pacientes de menor risco? Qual delas permite maior diversidade de atuação?
Sei que são muitas perguntas. Agradeço desde já. Abraços.
Resposta :
Em primeiro lugar : se ficar entre endocrino, oftalmo ou dermatologia estará escolhendo uma das chamadas top 6 especialidades do momento. As 3 são ótimas, mas não esqueça que deve sempre analisar como será o seu dia a dia já que os pacientes e as patologias serão diferentes dependendo da sua escolha. Em qual delas você vai se sentir mais confortável e feliz ?
Respondendo às suas outras perguntas :
De um modo geral os dermatologistas compram apenas os aparelhos mais simples, tipo lupa…e os mais caros, tipo laser eles marcam vários pacientes no mesmo dia e alugam o aparelho.
Dermatologistas não devem deixar de atender os pacientes de cosmética pois é uma parte boa da especialidade já que é a parte “alegre” e também a que remunera melhor.
A alta incidência de obesidade é um dos fatores que faz a endócrino ser uma ótima especialidade, mas os resultados do tratamento nem sempre são fáceis de conseguir. É necessário ter um sistema próprio e ao mesmo tempo simples de fidelizar os pacientes , conseguindo resultados menores mas duradouros e evitando regimes milagrosos.
No início o endocrinologista deve ele mesmo fazer as dietas e quando a clientela estiver grande pode ter uma nutricionista de suporte no próprio consultório.
Vale a pena fazer uma pós em nutrologia sim. Dará mais conhecimento e mais status para você.
Na oftalmo, o risco de perder clientela para optometristas é pequeno. Esses profissionais acabarão sendo usados pelos oftalmologistas no consultório, da mesma maneira que os ortopedistas utilizam os fisioterapeutas como auxiliares.
Logo depois da residência, os oftalmos devem abrir seu próprio consultório e pode iniciar com poucos aparelhos e comprando aparelhos usados em bom estado no início.
E por fim, das 3 especialidades a que lida com pacientes de menor risco é a dermatologia.
Sucesso
Mário Novais
Relacionados
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024
Novembro 10, 2024