Este guia é voltado para alunos de medicina principiantes nas convenções dos centros cirúrgicos (CC).
O primeiro passo é adentrar o vestiário do CC e remover todas as suas vestimentas, exceto pela roupa de baixo. Isto inclui adereços tais como:
- Relógios
- Brincos
- Pulseiras
- Prendedores de cabelo
- Cordões
Lembrando também que as unhas devem estar sempre aparadas, limpas e sem esmalte.
Em seguida, vestem-se o “pijama cirúrgico”, composto por um par de calças e camisa. Por fim, vestimos novamente nossos calçados (fechados sempre) protegidos por propés, gorro e máscara cirúrgica. Feito isso, estamos habilitados a adentrar o corredor do CC e as salas de cirurgia.
A escovação deve ser feita por todos aqueles que irão entrar em campo, ou seja, por todos os médicos e enfermeiros que estarão em contato com os materiais estéreis. Alguns cuidados serão tomados durante todo o procedimento, tais como manter as mãos sempre mais elevadas que os cotovelos, seguir a ordem de distal para proximal e sempre abrir e fechar a torneira com a parte do braço que não foi escovada. A escovação segue os seguintes passos:
- Abrir o pacote da escova embebida em solução de iodo ou clorexidina e colocar a embalagem aberta sobre a pia
- Abrir a torneira e enxaguar mãos e antebraços
- Pegar a escova e umedecer o lado da esponja. Com este mesmo lado você espalha o “detergente” nas mãos e antebraços
- Começa-se então a escovação propriamente dita a partir das unhas. Faça uma figa com a mão e esfregue a escova na ponta dos dedos de forma a remover a sujeira que fica no espaço subungueal
- Em seguida, escova-se os espaços interdigitais
- Próximo passo é escovar dorso e palma da mão
- Faces ulnar e radial…
- O antebraço é escovado em todo a sua extensão num movimento de vai-e-vem
- Por último, o cotovelo e um pouco da parte distal do braço (1-2cm)
- Finalizamos com enxague, que começa sempre pela ponta dos dedos e termina no cotovelo. O enxague é em passada única, ou seja, é proibitivo “voltar” para enxaguar uma parte que foi esquecida. Mantenha sempre as mãos mais elevadas que os cotovelos
Feita a escovação, adentramos a sala de cirurgia abrindo a porta desta com as costas. Mantenha sempre as mãos mais elevadas que os cotovelos!!!
Dentro da sala, geralmente, a instrumentadora estará te esperando, tendo separado já um par de luvas no seu tamanho e capote esterilizado. Ela te entregará uma compressa estéril para que você seque as mãos. Use um lado da compressa para o membro esquerdo e outro para o membro direito. Comece secando os dedos e em seguida mãos. Quando secar os antebraços, vale a regra da passada única do enxague da escovação. Mais ainda, devemos secar o antebraço em um movimento de espiral, no sentido de distal para proximal.
A instrumentado irá te apresentar o capote aberto com a face interna voltada para você. Vista-o deslizando mãos e braços através das mangas. Mantenha sempre as mãos mais elevadas que os cotovelos e apenas deixe o capote deslizar pelos seus braços. Suas mãos deverão ultrapassar a abertura distal da manga, mas sim mantê-las ocultas pelas mangas. Um circulante irá vir por trás para amarrar a parte posterior do colarinho do capote. Com suas mãos envoltas pelas mangas, segure a extremidade do cartão que prende as fitas da cintura. O circulante irá pegar o cartão pela extremidade oposta de forma a soltar uma das fitas. Logo que ele fizer isso, gire 360 graus sobre seus próprios pés. A fita estará em volta do seu corpo, te permitindo que você puxe a fita para amarrá-la com a outra.
Por último, a instrumentadora irá lhe apresentar a luva aberta para que você calce com facilidade e rapidez.
Fonte: http://www.medscape.com/viewarticle/725336