No screening de adenocarcinoma de cólon e reto, existe um verdadeiro arsenal de exames diagnósticos. Estes testes são divididos em:
- Exames que previnem câncer
- Exames que detectam câncer
O principal exame na prevenção do câncer é a colonoscopia, que é o padrão ouro no rastreio. Já o teste imunoquímico de sangue oculto nas fezes (FIT) é o principal dos que detectam câncer.
Na maioria dos indivíduos, o rastreio começa aos 50 anos, enquanto pacientes descendentes de Africanos devem começar o acompanhamento aos 45 anos de idade.O rastreio é feito então com colonoscopia a cada 10 anos.
Caso exista história de câncer colorretal na família em parente com menos de 60 anos ou 2 ou mais casos na família, com qualquer idade, o paciente é considerado de alto risco, logo o rastreio começa aos 40 anos de idade ou 10 anos antes da idade do diagnóstico do familiar, o que vier primeiro. Usa-se também a colonoscopia, mas em intervalos de 5 anos.
Caso a colonoscopia não seja disponível ou o paciente não aceite este exame, as alternativas são sigmoidoscopia flexível a cada 5 anos ou colonografia por TC também a cada 5 anos.
O último recurso que pode ser usado no rastreio é o FIT anual. Entretanto, este deve ser evitado, por sua baixa sensibilidade e especificidade.
Fonte: Rex DK, Johnson DA, Anderson JC, Schoenfeld PS, Burke CA, Inadomi JM. American College of Gastroenterology Guidelines for Colorectal Cancer Screening 2008. The American Journal of Gastroenterology. 2009;104:739-750.