Fizemos uma lista dos 4 mais eficazes métodos de estudo segundo a neurociência.
1. Aprendizado apoiado em exercícios
Muito embora testes e questões estejam associados à fase final do aprendizado, especialistas tem demonstrado que ao contrário do que se pensa, os exercícios são excelentes ferramentas pedagógicas durante todo o período de estudo. O uso de banco de exercícios durante o aprendizado é mais eficaz em reter o conhecimento do que a leitura ou assistir aulas. Boas ferramentas para esta técnica são as provas passadas e os flashcards.
2. Repetição periódica
A maioria dos alunos de medicina estuda de véspera, varando a madrugada lendo quase a totalidade de matéria do período em poucas horas. Isso pode até ser útil para fazer as provas, entretanto poucos dias depois todo conteúdo é esquecido. A retenção do conhecimento é melhor quando revisamos de tempos em tempos aquilo que foi estudado no passado. É como nossa memória imunológica. Se uma pessoa é vacinada para certa doença, o nosso organismo estará protegido por algum tempo, mas não para sempre. É preciso um reforço de tempo em tempo afim de manter as defesas do organismo. O nosso cérebro funciona de uma maneira muito parecida.
3. Prática intercalada
Esta técnica é muito parecida com a anterior. Vamos supor que você irá estudar os assuntos X, Y e Z. A intuição nos diz que o plano de estudo deve ser XXX, depois YYY e ZZZ. Já com a prática intercalada, o plano seria XYZXYZXYZ. Quando fragmentamos e embaralhamos a matéria, a nossa atenção estará sempre mantida, maximizando o rendimento de aprendizado. Imagine estudar um mesmo assunto por 2 ou 3 horas. Rapidamente nos sentimos fadigados devido a monotonia e por isso começamos a ler no automático, levando a um baixo índice de memorização. Quando for estudar as drogas psicotrópicas, por exemplo, não leia os antipsicóticos todos de uma vez, mas sim estude o haloperidol, depois o lítio, daí volte para a clorpromazina e assim por diante.
4. Associações de memorização
Este método baseia-se na associação entre o assunto a ser memorizado com algo que facilite sua recordação. O melhor exemplo são os mnemônicos, como por exemplo a frase “Flamengo Clube Brasileiro Irrita Atodos.” Eu aprendi esta frase no ensino médio para decorar os elementos da 17ª família da tabela periódica: Flúor, Cloro, Bromo, Iodo e Ástato. A técnica é tão boa que mesmo 10 anos depois eu ainda me lembro dos elementos.
Fonte: http://www.medscape.com/viewarticle/849951