Pergunta : Carla Saito ( PUC – Sorocaba )
Estou no dilema entre escolher especialidade médica.Iniciei há um ano residência em pediatria em uma instituição de renome.Senti grande diferença de aprendizado em relação à minha universidade e percebi uma melhora significativa como profissional(o que me deixou muito realizada),porém ao ver meus professores de certa idade e com doutorado dando plantões e ao me deparar com o futuro do pediatra me desanimei e larguei da residência.Durante minha passagem na pediatria,percebi que sobressaia em relação aos outros residentes quando atendia/entrava em contato com pacientes com transtornos psiquiatricos e percebi maior interesse em áreas com pacientes crônicos(reumatologia,gastropediatria).Prestei agora psiquiatria e dermatologia.Passei em insituições de grande renome em psiquiatria e em dermato passei em um programa de estagio em uma universidade de nem tanto renome(porém com carga final e grade curricular igual à de residencia e credenciada pela SBD).Estou em dúvidas porque eu desejo ter boa qualidade de vida e não gostaria de dar plantões daqui 10 anos.Sei que dermatologia é uma especialidade que vc obtém uma excelente qualidade de vida,mas tenho receio de não obter uma adequada formação e isso me afetar no futuro.Todos falam que psiquiatria é a profissão do futuro,mas o que o senhor pensa a respeito?Ela tende a ser mais valorizada e bem remunerada?O meu pai fez dermatologia em uma época que ela não era valorizada.Tenho medo de que dermato esteja em alta agora,mas que,daqui 20 anos,a psiquiatria seja a nova dermato.O que o senhor pensa a respeito?Muito obrigada pela atenção.
Resposta :
Não é incomum a insatisfação com a escolha da especialidade, talvez porque a maioria das faculdades de medicina não tenha um sistema de orientação vocacional a respeito dessa escolha.
Um dos aspectos que sempre deve ser levado em consideração na escolha é ( além de qualidade de vida e remuneração da especialidade) como será o dia a dia atuando na especialidade escolhida.
De qualquer modo, sempre é tempo de “chutar o pau da barraca” e correr atrás dos seus sonhos, lembrando que vc irá atuar na especialidade por mais 40 anos de atividade profissional.
Algumas informações sobre as especialidades apontadas por vc, podem te auxiliar nessa nova escolha .:
Mas procure valorizar na escolha o dia a dia dessas especialidades, ou seja que tipo de pacientes e que tipos de patologias vc irá conviver de acordo com sua escolha.
A dermato é uma especialidade de acesso direto. Os programas de residência médica em Dermato têm a duração de 3 anos, sendo que na maioria dos serviços o primeiro ano é basicamente de clínica médica.
A Dermatologia é uma das melhores especialidades, tanto pela boa qualidade de vida que permite , como pelos procedimentos pequenos e médios que agregam valor às consultas.
A crescente importância que se tem dado recentemente à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele e mais a procura desesperada pela beleza, ainda por cima aliada à uma industria fortísssima de cosméticos e produtos anti-envelhecimento, fazem com que a clientela do dermatologista cresça rapidamente.
Como dermatologista, evidentemente vc pode trabalhar em Hospitais, apenas a clientela do hospital será um pouco diferente da clientela do seu consultório. No hospital vão predominar as patologias dermatológicas e no consultório predominará a parte cosmética, que inclusive é a mais lucrativa.
A Psiquiatria é uma especialidade que depende muito pouco de convênios médicos, o que facilita uma boa remuneração . No entanto a clientela não aumenta tão rapidamente porque ainda existe muito preconceito em relação à especialidade.
Apesar de ser uma especialidade de acesso direto com a residência médica durando 3 anos, é sempre importante a formação analítica que leva mais 5 anos.
Uma das áreas interessantes para o psiquiatra, do ponto de vista mercado de trabalho , é o segmento que lida com usuários de drogas, problema nacional que está sendo muito debatido atualmente pelos órgãos governamentais.
A Psiquiatria Forense também permite boa remuneração aos especialistas.
Para driblar o preconceito, uma das estratégias de divulgação do psiquiatra pode ser a de promover palestras comunitárias com o titulo de “Saúde Global “, abordando aspectos físicos e mentais.
Um outro tema para essas palestras pode ser “ Depressão : Uma doença da modernidade “
A depressão é uma das doenças de maior prevalência no mundo todo e agora tem sido diagnosticada com freqüência, o que facilita um aumento da clientela para o psiquiatra.
A Psiquiatria é uma especialidade que permite boa qualidade de vida para o profissional, mas está na lista das especialidades tristes, pelo tipo de paciente que atende.
Sucesso
Mário Novais