Pergunta : Daniel Monnerat ( Unigranrio – RJ )
Olá,minha pergunta seria : existe ,de fato,a obrigatoriedade do serviço militar para médicos recém -formados,independente se a instituição em que o profissional tenha estudado seja particular ou pública ? Alguma lei sanciona essa demanda?E como fazer caso tenhamos que servir e formos aprovados nas provas de residência ,no mesmo ano ?
Resposta :
O serviço militar é obrigatório para todos os médicos recém formados. As universidades estão orientadas a não fornecer o diploma para os médicos que não tiverem se apresentado para as forças armadas meses antes da formatura.
Mesmo os estudantes que tiverem o chamado CDI ( certificado de dispensa de incorporação ) devem se apresentar e nesse momento vc pode se manifestar como voluntário e escolher para qual força armada gostaria.
Caso vc não faça essa opção, vc será distribuído de acordo com a necessidade deles.
Alguns são liberados por condições médicas patológicas ou caso não haja necessidade para as forças armadas.
Com o programa “mais médicos “ e também por dificuldades financeiras das forças armadas, mais estudantes tem sido liberados atualmente, mas sempre é meio incógnita.
Em outras cidades que não a sua( RJ) a liberação é mais fácil para os que não gostariam de prestar esse serviço militar como médicos.
Se vc for servir e tiver sido aprovado na residência médica, poderá trancar a matricula na residência por um ano enquanto presta o serviço militar.
Sucesso
Mário Novais