Pergunta : joão Pedro ( Hospital do Servidor Público Municipal )
Boa Noite Dr. Mario,
Atualmente sou R1 de cirurgia geral mas, sinceramente, não quero exercer essa especialiade pelo resto da vida. Pretendo prestar novamente prova para Radiologia pensando em qualidade de vida e ganhos financeiros. Gostaria de saber da sua opinião se valeria a pena terminar a residência de cirurgia geral (já que estou no fim do R1) para posteriormente prestar a prova para radiologia ou se devo largar logo a residência e prestar as provas ano que vem.
Resposta :
A escolha da especialidade é fundamental pois se vai trabalhar nisso por mais 30, 40 ou até 50 anos. O profissional deve se sentir feliz e confortável com seu dia a dia.
Apesar de você já ter passado por uma peneira apertada e ter conseguido passar para a residência de cirurgia geral, dá pra ver que não deve ter feito a melhor escolha pra vc.
Portanto voltar atrás e “chutar o pau da barraca “ pode ser a atitude mais sensata, embora deva ser bem analisado se é apenas uma questão de adaptação na residência e na cirurgia ou se realmente vc está decidido a não ficar em uma especialidade cirúrgica.
Se já estiver decidido que não quer nenhuma especialidade cirúrgica, então o melhor é largar logo agora e prestar concurso na sua nova escolha.
A residência de cirurgia geral pouco vai contribuir na formação do radiologista e vc estará perdendo mais um ano para conclusão final da sua formação.
Sucesso
Mário Novais