Pergunta : Vitor Chiari ( Universidade Nove de Julho )
Estou em dúvida entre anestesiologia e neurocirurgia. Gostaria de saber as perspectivas salariais de ambas para quem pretende exercer a medicina em uma grande cidade como São Paulo, sem ser o médico mais famoso daquela especialidade. Pelas minhas opções dá para perceber que qualidade de vida não é com o que estou preocupado. Sei que é importante pesar isso mas gosto muito dessas duas especialidades e acredito que só o fato de já ser médico, independente da especialidade, você sempre estará de “plantão”. Você pode estar andando no shopping com a família e uma pessoa passar mal e você vai fazer aquele primeiro atendimento. Enfim, gostaria de saber de ambas as profissões quanto dá para tirar no máximo trabalhando na capital sem ser em um dos três hospitais mais famosos(Sirio, Einstein, Oswaldo Cruz). A neurocirurgia me fascina mas o fato de ser muito longa a residência e depender dos meus pais durante ela me incomoda um pouco, mas se os ganhos em um cenário mais distantes forem muito melhores que a anestesio eu faria o “sacrifício” sim. Portanto, seguem dúvidas:
– Remuneração pensando no mercado da capital paulista
– Não considerar os hospitais Sírio, Eisntein e Oswaldo Cruz (especialmente para neurocirurgia).
– Remuneração máxima de um anestesio experiente, 10 anos de experiência pós residência? (Trabalhando todos os dias da semana, ficando de sobreaviso nos fds)
– Remuneração de um neurocirurgião, 20 anos de experiência pós residência? (neurocirurgião chefe)
– Se possível fazer algum comentário dando sua própria opinião se tivesse que optar por uma das duas, para me auxiliar na decisão.
Muito obrigado pelo seu tempo e atenção e parabéns pelo site. Muito bom e informativo. Está me ajudando bastante.
Abs
Resposta :
Na escolha da especialidade, além da qualidade de vida e da remuneração, é muito importante que vc leve em consideração também como será seu dia a dia ( tipos de patologias e tipos de pacientes com os quais vai lidar) e em qual das duas especialidades vc se sentirá mais confortável e feliz.
Algumas informações sobre essas duas especialidades poderão te ajudar na escolha :
A anestesiologia está incluída entre as especialidades “Muito Boas” e somente não é melhor porque a qualidade de vida fica um pouco prejudicada em relação a horários e tempo livre.
Na anestesio, vc vai ter uma excelente remuneração mesmo com pouco tempo de formada, o crescimento dentro da especialidade é quase que automático e depois de alguma experiência, a parte técnica se torna muito simples.
É a especialidade onde o ganho financeiro é maior e mais rápido. Mesmo durante a residência, aparecem muitas oportunidades de serviços extras ( na maioria das vezes oferecidos pelo próprio staff da residência médica )
O aspecto mais difícil da especialidade é conciliar a parte profissional com a parte pessoal; a qualidade de vida fica sempre prejudicada e isso pode ser tornar angustiante quando começar a se deparar com dilema filhos/ profissão .
Com o passar do tempo, se o anestesista não for “desesperado por dinheiro “, ele pode organizar sua vida e seus horários e desempenhar a maior parte da sua jornada de trabalho com anestesias eletivas e ficar de sobreaviso para urgências apenas uma ou duas vezes por semana.
A remuneração do anestesista pode ir além dos R$ 100.000,00 mensais, dependendo da cidade onde estiver, da qualidade do seu serviço e do marketing que fizer, mas quanto maior a remuneração, pior será a qualidade de vida.
Além das atividades regulares, o anestesista ainda tem oportunidade de enveredar por um mercado pouco explorado e em ascensão , que é o das chamadas “Clínicas da Dor”.
Em relação a possível saturação do mercado de trabalho para os anestesiologistas, você pode ficar tranquilo que isso não ocorrerá, principalmente em função do aumento da expectativa de vida da população com consequente aumento das patologias cirúrgicas, tipo Câncer de próstata, de mama, de colo uterino e acima de tudo de cirurgias ortopédicas
A neurocirurgia é uma das especialidades que confere maior status ao profissional, mas tem características especiais que devem ser analisadas antes da escolha.
É uma especialidade de acesso direto na residência com uma duração longa de 5 anos.
Além disso, leva-se um bom tempo para adquirir um posicionamento de renome, principalmente na medicina privada.
Em função da necessidade de grande habilidade manual, a vida útil do profissional é mais curta do que em outras especialidades, como clinica médica, pediatria, geriatria…
Os ganhos financeiros são bons nessa especialidade e a qualidade de vida pode ser boa se o cirurgião for organizado, mas algumas urgências são comuns.
Somente existem plantões para neurocirurgiões em hospitais públicos, no restante apenas sistema de sobreaviso.
Em relação ao futuro, esses especialistas vão ter um papel importante em unidades de emergência de acidentes vasculares encefálicos ( unidades ainda insipientes em nosso meio )
A remuneração vai variar de inúmeros fatores, tipo sua formação básica (residência, mestrado, doutorado,,,), cidade onde vai exercer, resultados técnicos das suas cirurgias, marketing que fizer para criar visibilidade no meio médico…
Um neurocirurgião com 20 anos de experiência, numa capital como São Paulo e com uma boa carreira, deve estar tendo uma remuneração entre R$ 50.000,00 e 100.000,00 mensais.
Sucesso
Mário Novais