Pergunta : Gustavo Mariz ( Universidade Nova Iguaçu )
Olá Dr Mário, já sou formado em medicina a 5 anos e tenho grande interesse por endoscopia digestiva diagnóstica e terapêutica, porém estou em dúvida sobre a modalidade de pré requisito (cirurgia geral ou gastroenterologia) a se cumprir considerando mercado, autonomia, remuneração e qualidade de vida, obrigado!
Resposta :
Os cursos de aperfeiçoamento ou a residência médica em endoscopia exigem como pré requisito a residência em cirurgia geral ou cirurgia gastroenterológica ou ainda gastroenterologia e tem uma duração de 2 anos.
Se o seu caminho vai ser pela cirurgia ou pela gastro para chegar à endoscopia isso deve ser motivo de reflexão porque vc vai lidar com caminhos diferentes.
Pela via cirurgia geral e depois endoscopia, o tempo para formação será menor ou seja dois anos de cirurgia geral e depois 2 anos de endoscopia.
Se optar pelo caminho da gastro, serão 2 anos de clinica médica, mais 2 anos de gastro e depois 2 anos de endoscopia.
Porém do ponto de vista mercado de trabalho, o caminho pela gastro é mais interessante.
Os clientes que procuram uma endoscopia digestiva e mesmo os que vem encaminhados por outros especialistas, geralmente vão para o gastro e a gastro como especialidade é melhor do que a cirurgia geral.
Sucesso
Mário Novais