Pergunta : Maurício Cavalcanti ( Universidade do Estado do Amazonas )
OLá , doutor Mário
Sou acadêmico do 4° ano de medicina e estou na dúvida quanto à residência, uma vez que estou entre neurocirurgia e geral. Desde de o inicio eu sou apaixonado pela cirurgia, pois aprecio demais a anatomia e pratico dissecação no laboratório, gosto de uma área que eu possa lidar com varias patologias e diversos tipos de procedimentos, e venho pensando em geral por causa de um maior contato com outras áreas especialmente urologia, vascular e plástica das quais eu me interesso também. Gostaria de sua opinião e levando os meus requisitos e os fatores financeiros bem como patologias que lidarei levando em conta os aspectos atuais de cada alternativa.
Resposta :
O momento ideal para se fazer a escolha da especialidade é no último ano da Faculdade, para que vc tenha tido o máximo de tempo para conhecer as diferentes áreas.
Além da qualidade de vida que a especialidade vai te proporcionar e a remuneração que vai conseguir naquela especialidade, é fundamental que vc analise como vai ser o seu cotidiano naquela especialidade, ou seja com que tipos de pacientes e com que patologias vc vai lidar diariamente.
Se vc optar pela neurocirurgia, o acesso será direto na especialidade, mas se optar por outra área cirúrgica como urologia, proctologia, plástica ou vascular vc terá que passar primeiro pela cirurgia geral e aí só deveria fazer a escolha da sub especialidade cirúrgica lá pelo R2 de cirurgia geral pois já terá tido mais oportunidades de ver com que sub especialidade se identifica mais.
A cirurgia geral como especialidade definitiva não é, no Brasil, uma boa opção porque os pacientes acabam indo direto para as sub especialidades e vc poderá ser um melhor cirurgião se concentrar em alguma área específica da cirurgia.
No nosso site, seção carreira médica- perguntas vc vai encontrar detalhes de cada uma dessas especialidades cirúrgicas citadas por você.
Sucesso
Mário Novais