Pergunta : Marcelo (Universidade Federal de Pelotas)
Dr. Mario, só elogios para o seu site que é de muita utilidade para todo recem formando de medicina que ainda não decidiu a carreira médica.
Gostaria da sua opinião a respeito destes institutos como o IPEMED no qual se faz a especialização aos poucos, vale a pena? ou o melhor seria a residência médica tradicional?
Resposta :
A residência médica é fundamental na formação do profissional e para quem já teve que aguardar 6 anos na faculdade, vale a pena investir mais alguns anos para ficar com uma formação melhor.
As faculdades de medicina são muito teóricas e a prática real vc vai conseguir é mesmo na residência que é um ”treinamento em serviço” .
Acho que os cursos de pós graduação deveriam ser pensados somente quando não se consegue de nenhuma maneira entrar para uma residência.
Quando se termina a residência, o médico pode registrar seu diploma de residente no Conselho Regional de Medicina e se intitular especialista naquela área. Os cursos de pós graduação não dão esse direito. Os cursos de pós (se forem reconhecidos pelo MEC) apenas permitem que ao final deles vc preste o concurso para conseguir o título fornecido pela sociedade da especialidade em conjunto com a AMB.
Outra desvantagem dos cursos de pós é que vc não receberá a bolsa que os residentes recebem ( faixa de R$ 2.900,00) e ainda vai ter que pagar uma mensalidade para fazer a pós.
Alguns cursos de pós graduação são bons, mas, sem dúvida vc deve dar preferência aos programas de residência médica.
Quanto aos lugares com melhores cursos de pós, vc deve sempre dar preferência a grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo.