Hoje daremos continuidade ao tópico ACNE. Destacaremos as principais formas de tratamento e a profilaxia.
Tratamento
Em algumas pessoas, a acne tem uma resolução espontânea, não exigindo um tratamento medicamentoso, seja ele tópico ou oral ou mesmo tratamento estético. No entanto, outros pacientes necessitam de algum tipo de tratamento médico. Adiante serão expostos alguns dos principais tratamentos disponíveis no mercado.
Uso oral:
1) A Isotretinoína é administrada a pacientes que apresentam a acne mais grave e refratária a outros tratamentos. Seu uso não se restringe a esses casos, pois como foi dito anteriormente, a afecção é acompanhada, muitas vezes, de um componente psicológico no que diz respeito à autoestima. Dessa forma, a droga é também indicada a pacientes com esse perfil. O mecanismo de ação ainda não está muito elucidado, contudo, sabe-se que reduz o tamanho das glândulas sebáceas e a produção de sebo em até 90%.
2) Os antibióticos atuam na eliminação das bactérias e, indiretamente, no processo inflamatório. Seus efeitos podem ser avaliados após 6 a 8 semanas de uso. Mas isso não indica, necessariamente, que o tratamento deva ser interrompido. Pode durar muito mais tempo.
3) A regulação hormonal, no caso de algumas mulheres, é um fator importante no combate a acne. Assim, os anticoncepcionais e outros medicamentos que atuam nesse âmbito podem ser de grande utilidade.
Uso tópico:
1) Peróxido de benzoilo.
2) Antibióticos.
3) Acido retinoico tópico.
4) Acido azelaico
5) Nicotinamida.
6) Adapaleno.
7) Tazaroteno.
Tratamento estético:
1) Limpeza de pele,
2) Peelings químicos,
3) Lasers (outras terapias com luz)
Profilaxia
Alguns fatores influenciam no agravamento da acne, sendo assim, evitá-los é um bom ponto de partida. Evitar comidas muito calóricas e gordurosas, não espremer as espinhas, evitar muita exposição ao sol e às substâncias que originam comedões (óleos e cosméticos) e controlar o estresse são algumas das ações positivas na profilaxia.
O tratamento, qualquer que seja, deve ser acompanhado pelo dermatologista, que é o profissional qualificado para tal. É mandatório atentar-se para as indicações, contraindicações e cuidados durante o processo. O médico é que poderá dar suporte de qualidade para que se possa alcançar o êxito desejado.
Continue conosco!
Celso Neto
Bibliografia
- Academia Española de Dermatología y Venerealogía – AEDV
- Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
- American Academy of Dermatology – AAD