Pergunta: Felipe ( Centro Universitário do Estado do Pará )
Excelente site, tenho certeza que tem ajudado várias pessoas a escolherem suas especialidades.
Já li muitas postagens sobre ambas as especialidades as quais estou em dúvida, mas queria compará-las diretamente. Qual a melhor especialidade entre Neurologia e Urologia, considerando tempo livre, qualidade de vida e remuneração?
Resposta :
Podemos considerar que essas duas especialidades são boas porque permitem boa qualidade de vida e boa remuneração, mas apresentam diferenças grandes. A começar pelo tempo de formação; a neurologia é especialidade de acesso direto com duração de 3 anos na residência médica, já a urologia (com duração de 3 anos ) exige como pré-requisito a residência em cirurgia geral por 2 anos, dando um total de 5 anos de formação.
A neurologia é uma especialidade clínica, enquanto a urologia é especialidade cirúrgica e o tipo de paciente e de patologia das duas especialidades é bastante diferente.
Lembre-se que é fundamental analisar não apenas a qualidade de vida e a remuneração, mas também o tipo de paciente com os quais vc vai lidar no dia-a-dia. Sugiro que vc faça o teste vocacional do nosso site.
Algumas informações sobre as duas especialidades podem te ajudar :
Neurologia : mercado carente de profissionais, o envelhecimento da população é um fator facilitador no aumento da clientela, os pacientes criam grande dependência com seu neurologista o que gera fidelidade da clientela, a qualidade de vida do profissional é razoável , mas é uma especialidade um pouco triste. Os ganhos financeiros podem ser bons se vc somente atender pacientes particulares. Se for trabalhar com convênios, vale a pena se especializar em alguns exames complementares como polissonografia, EEG, potencial evocado…
A Urologia é muito boa especialidade.
A população envelhecendo, a importância que se tem dado recentemente à prevenção do câncer de próstata e os novos medicamentos para disfunção erétil, tem aumentando rapidamente a clientela do urologista. Além disso, a especialidade abrange vários procedimentos diagnósticos e terapêuticos (endoscopias principalmente) e cirurgias que agregam valor à consulta do urologista. A qualidade de vida é boa já que a maioria das cirurgias é eletiva e os ganhos financeiros são bons.
Sucesso
Mário Novais